Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares de Rondônia da etapa Paralímpica acontecerá em Porto Velho

07/10/2022 10:19
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Nesta quinta-feira, às 19h30, Rondônia realiza a abertura da 34ª edição dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer pela Fase Estadual da etapa Paralímpica, no Ginásio Esportivo Cláudio Coutinho. O evento contará com a presença das escolas participantes, em que é esperado mais de 748 estudantes paratletas e membros da staff (equipe técnica) participando das 8 modalidades disputadas.

O Joer tem por finalidade aumentar a participação nas modalidades esportivas olímpicas e paralímpicas em todas as instituições de ensino do Estado e promover a ampla mobilização da juventude estudantil rondoniense em torno do esporte. Como ainda utilizar seus valores, tendo como uma ferramenta de inclusão e transformação social dos estudantes de Rondônia e selecionar representantes estaduais para evidenciar o Estado de Rondônia nos eventos nacionais.

“A expectativa para essa edição é de que os jogos tenham um bom nível técnico, e que os estudantes e professores estejam motivados após dois anos sem atividades”, destaca o titular da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar – Gefecee, Expedito Ferreira Santana.

MODALIDADES PARALÍMPICAS

No total, são oito modalidades. Sendo que a Bocha é dividida em bocha convencional e bocha adaptada.

  • Atletismo: a modalidade é destinada aos estudantes atletas com deficiência visual, intelectual, paralisia cerebral, anões e pessoas de baixa estatura, dentre outras;
  • Bocha (convencional e adaptada): a modalidade é destinada aos estudantes com paralisia cerebral ou outras deficiências severas, como distrofia muscular;
  • Futsal: destinada a estudantes atletas com deficiência física, intelectual, cerebral e auditiva;
  • Judô: destinada aos estudantes atletas com deficiência visual e cegos;
  • Natação: nadadores com deficiência visual, intelectual, com síndrome de down e com limitações físico-motoras;
  • Tênis de mesa: participarão estudantes atletas cadeirantes, andantes, com deficiência intelectual e ou síndrome de down.
  • Futebol de 5: É o futebol adaptado para deficientes visuais (aqueles com baixa visão) e cegos.