O programa Futuras Cientistas é uma iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, para contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.
Em Rondônia, de acordo com o edital, há 10 vagas disponíveis, com inscrições abertas até o próximo dia 10 de outubro (segunda-feira).
O site da capacitação destaca que “com o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares, reduzimos barreiras para o acesso e permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos. Em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia”.
O principal objetivo do Futuras Cientistas é “estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia, através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa”.
De acordo com professores da rede estadual de ensino de Porto Velho, o Futuras Cientistas teve pouquíssima divulgação, e consequentemente, inscrições.
“As participantes selecionadas recebem brindes exclusivos e bolsa-auxílio, além de vivenciar a experiência de fazer ciência. Então, se você é aluna do 2º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino ou professora do ensino médio da rede pública estadual, essa oportunidade é para você”, disse Josiane Medeiros, professora de uma escola na zona Sul da capital.
O texto de divulgação ainda informa que “são 470 vagas espalhadas do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS). Serão feitas experiências em laboratórios de pesquisa, desenvolvimento de projetos científicos, workshops interativos, modalidades remotas e híbridas e muito mais”.
O prazo de inscrições será encerrado às 23:59 (horário de Brasília, sendo 22:59 em Rondônia) e o formulário de adesões pode ser acessado AQUI.