Rondônia tem o melhor cacau do Brasil

Há 4 semanas
 | Fonte: Foto: Irene Mendes
Foto: Irene Mendes

No dia 26 de março, comemora-se o Dia Mundial do Cacau e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) destaca a grande importância dessa cultura para o desenvolvimento do estado e fortalecimento da agricultura familiar. Despontando em nível nacional como o melhor cacau do país, a produção cacaueira de Rondônia fortalece a economia local e traz maior lucratividade para quem produz.

O cacau já foi um dos produtos mais exportados pelo Brasil. Introduzido em 1746, no município de Canavieiras, na Bahia, o cacau foi muito importante para o desenvolvimento econômico daquela região. Entretanto, na década de 1990 o cacau brasileiro passou por uma das suas piores crises, caindo da nona para a décima sétima posição no ranking mundial dos maiores produtores de cacau, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultora e Alimentação (FAO).

Em 2002, a Bahia, que no ranking nacional sempre esteve à frente com 84% da produção nacional, começa a recuperar as suas forças e com isso, outros estados também começam a fortalecer sua produção. Rondônia, que já tinha vivido o auge da lavoura cacaueira, dá início ao resgate da cultura em meados de 2015, com a distribuição de cerca de 200 mil hastes de cultivares mais avançadas trazidas para o estado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). “A ideia era formar clones de cacau de alta tecnologia e geneticamente melhorado, de fácil adaptabilidade ao solo e clima rondoniense”, explica Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO.

REVITALIZAÇÃO DA LAVOURA CACAUEIRA
Dados históricos relatam que o cacau já existia em Rondônia desde o século XVIII, entretanto somente na década de 1970, com a instalação da Emater-RO no estado, deu-se início ao cultivo comercial da lavoura cacaueira. Em 2003, o estado fica entre as primeiras posições na produção primária do cacau em amêndoas da Amazônia ocidental, recomeçando sua escalada para uma nova era produtiva.

O fortalecimento da lavoura cacaueira foi incentivado por meio do Programa Plante Mais, do governo estadual, com a inserção de mudas de cacau clonal de melhor qualidade. Essas mudas são distribuídas aos agricultores familiares interessados em iniciar ou ampliar sua lavoura com uma planta mais produtivas e mais resistentes, garantindo a sua produção e produtividade.

Para o governador Marcos Rocha, o incentivo na melhoria da lavoura cacaueira, com a distribuição de mudas de clones de cacau foi um grande passo para a revitalização. “A nossa perspectiva é distribuir 600 mil mudas de cacau clonal, garantido aos nossos agricultores mais produtividade e maior lucratividade com um produto de melhor qualidade”, diz o .governador.

CACAU DE RONDÔNIA
Hoje, Rondônia é o quarto maior produtor de cacau no Brasil com uma produção representativa de 1% do mercado nacional e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a produção chega perto de 300 mil toneladas de cacau em amêndoa. Recentemente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu ao estado o registro de Indicação Geográfica do cacau. com isso, o cacau passa a integrar a lista de produtos que são reconhecidos pela sua qualidade e pela sua procedência.

A qualidade do cacau rondoniense vem ganhando destaque também, em nível nacional. Produtores de Rondônia conquistaram, em 2023, o título de melhor cacau do Brasil no 5º Concurso Nacional de Cacau Especial, com sustentabilidade e qualidade, nas categorias Varietal e Blend. Essa conquista demonstra não somente o empenho do governo estadual em fomentar atividades que possam trazer maior lucratividade para a agricultura familiar, mas o empenho dessas famílias que se dedicam à lavoura na busca pela excelência de seus produtos.