RLP mantém frota sempre nova para garantir qualidade da coleta de lixo

Empresa realiza a troca de caminhões coletores de resíduos urbanos com menos de um ano e meio de uso 
29/04/2021 11:30
Atualizado 13/01/2022 12:10
 | Fonte: FOTO: ASSESSORIA
FOTO: ASSESSORIA

Para garantir a qualidade das operações de coleta do lixo urbano nos municípios, a empresa RLP – Rondônia Limpeza Pública e Privada realiza a substituição preventiva de caminhões coletores, como acontece em Cacoal, Ji-Paraná e Rolim de Moura, na região central de Rondônia, e Vilhena, ao Sul. Em Cacoal, por exemplo, a RLP fez a troca de cinco caminhões compactadores dos resíduos domésticos com menos de um ano e meio de uso (16 meses).

Em Ji-Paraná e Rolim de Moura, grande parte dos caminhões da RLP trabalham com menos de um ano de uso. Dos sete compactadores que atendem Ji-Paraná, quatro deles têm menos de um ano de serviços. Em Rolim de Moura, os três caminhões coletores da RLP também apresentam menos de um ano de utilização.

Em Vilhena, dos sete caminhões que a RLP utiliza para fazer a coleta do lixo urbano local, dois deles têm somente cerca de um mês de uso.

Com a frota sempre nova, a RLP garante a regularidade e a eficiência na coleta do lixo, uma especialidade da empresa.

Ainda em Vilhena, a empresa possui outro caminhão exclusivo para a coleta seletiva dos resíduos recicláveis, o que ajuda a gerar renda para trabalhadores locais. A separação é feita por uma cooperativa de catadores, que trabalha na Central de Triagem do Aterro Sanitário Regional da MFM Soluções Ambientais.

MANUTENÇÃO
Toda a frota de caminhões compactadores da RLP em Rondônia, que, atualmente, está em 23 veículos, recebe manutenções semanais, fazendo da empresa uma aliada da população e das gestões em deixar as cidades cada vez mais limpas.

Para isso, a RLP conta com o trabalho especializado de 108 garis e 37 motoristas, que fazem a coleta de cerca de 230 toneladas de lixo, por dia, nas quatro cidades já atendidas no Estado, o que beneficia uma população estimada em 370 mil pessoas (IBGE/2020).

Os serviços, por sinal, têm escalas cumpridas fielmente dentro dos horários estabelecidos, sem acúmulo de lixo e nem os efeitos disso (chorume, mau cheiro e presença de insetos).