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O podcast Cacoal Notícias, apresentado por Samara Souza, recebeu nesta semana o deputado estadual Cirone Deiró para uma entrevista sobre a polêmica privatização da BR-364. O parlamentar expressou forte oposição ao modelo de concessão adotado, alegando que a cobrança de pedágio antes das obras de melhoria prejudica a população e o setor produtivo do estado.
Críticas ao edital e falta de transparência
Cirone Deiró destacou que, desde 2022, já alertava sobre a possibilidade de privatização da rodovia sem que houvesse um debate adequado com a sociedade rondoniense. Ele revelou que utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar maior transparência e exigir que o governo federal e a bancada rondoniense intervissem no processo.
“Nós chamamos a atenção das autoridades, mas não fomos ouvidos. Agora fomos surpreendidos por um edital que foi feito sem a participação da população e sem as garantias necessárias para quem usa a rodovia todos os dias”, criticou o deputado.
O parlamentar afirmou que a concessão ocorreu de forma precipitada e que a cobrança imediata de pedágios, sem que a duplicação e melhorias estejam concluídas, é um grande erro e um prejuízo para o povo de Rondônia.
Impactos para caminhoneiros e economia local
Um dos pontos mais criticados pelo deputado foi o impacto financeiro da concessão sobre os caminhoneiros e pequenos produtores que dependem da rodovia para escoar mercadorias.
“Hoje, um caminhoneiro que sai de Vilhena para Porto Velho terá que pagar cerca de R$ 2.000 em pedágios. Isso inviabiliza o transporte de cargas e encarece o custo de vida do rondoniense”, alertou.
Cirone também destacou que a BR-364 já está saturada e sem infraestrutura adequada, apontando que a privatização deveria incluir um plano emergencial para recuperação imediata das vias e construção de áreas de descanso para caminhoneiros. Segundo ele, a falta desses investimentos aumentará os riscos de acidentes e tornará a viagem ainda mais perigosa.
Cirone Deiró afirmou que continuará lutando para que a concessão seja revista e que medidas emergenciais sejam adotadas para evitar prejuízos à população. Ele também defendeu que a bancada federal de Rondônia pressione o governo para rever o modelo de concessão e buscar alternativas que garantam melhorias antes da cobrança de tarifas.
“Não somos contra a duplicação e melhorias na BR-364, mas não podemos aceitar que o povo de Rondônia pague por algo que ainda não recebeu. O governo precisa entender que infraestrutura de qualidade não é luxo, é necessidade”, concluiu o deputado.
E você, o que acha da privatização da BR-364? O pedágio antes das obras é justo? Deixe sua opinião nos comentários!