Vilhena adota novo esquema vacinal contra a poliomielite, entenda

Mudança substitui vacina oral bivalente, a famosa “gotinha”, por uma dose da vacina injetável
Há 2 semanas
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena iniciou, na última segunda-feira, 4 de novembro, um novo esquema vacinal contra a poliomielite. Agora, a vacinação será composta exclusivamente pela aplicação de uma dose da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), eliminando o uso da vacina oral bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha”.

A mudança segue as orientações publicadas pelo Ministério da Saúde (MS), que substituiu as duas doses de reforço com a VOPb pela versão injetável, considerando novas evidências científicas sobre a eficácia da proteção contra a poliomielite.

Conforme o Setor de Imunização, no esquema anterior, as crianças recebiam três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses, seguidas de duas doses de reforço da VOPb aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Com a nova orientação, o esquema passa a incluir uma única dose de reforço com a VIP, administrada aos 15 meses.

Assim, o esquema vacinal atualizado é o seguinte: 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses, 3ª dose aos 6 meses, reforço aos 15 meses.

Para aplicar a vacina, pais ou responsáveis devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, levando um documento de identificação da criança e a carteira de vacinação.