Sefin apreende mais de 100 toneladas de alimentos em operação contra fraudes fiscais em Vilhena

Há 3 semanas
Atualizado Há 3 semanas
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Vilhena, RO – Em uma ação conjunta com a Secretaria da Fazenda do Amazonas (SEFAZ-AM), a Secretaria da Fazenda de Rondônia (SEFIN) apreendeu mais de 100 toneladas de alimentos que eram introduzidos ilegalmente em Rondônia. A operação foi realizada no Posto Fiscal de Vilhena, onde três caminhões carregados com farinha de trigo e macarrão foram barrados.

As notas fiscais apresentadas pelos motoristas indicavam Manaus como destino final das mercadorias. No entanto, após uma análise mais detalhada, a SEFIN constatou irregularidades nas documentações, como a emissão de notas fiscais por empresas de fachada localizadas em Áreas de Livre Comércio de outros estados.

Essa prática, segundo a SEFIN, tem se tornado cada vez mais comum em Rondônia, com o objetivo de aproveitar os benefícios fiscais dessas áreas e evitar o pagamento de impostos. A secretaria alerta que essa prática gera concorrência desleal com as empresas que cumprem suas obrigações fiscais.

Com o apoio da SEFAZ-AM, foi possível verificar que as empresas destinatárias das mercadorias não existiam nos endereços informados nas notas fiscais. Diante das irregularidades, os fiscais aplicaram penalidades aos infratores, totalizando mais de R$ 179 mil em impostos e multas.