MEI: situações em que não se deve abrir um Microempreendedor Individual

Há 6 dias
 | Fonte: Pixabay/StockSnap
Pixabay/StockSnap

Existem algumas situações onde não vale a pena para um profissional abrir um Microempreendedor Individual (MEI), é preciso analisar o seu caso antes de montar o seu negócio.

Ao formalizar um MEI você está começando uma empresa, claro que com muitos benefícios e com uma carga tributárias menor, mas só isso não é o suficiente para justificar a abertura de um CNPJ.

Portanto, você vai precisar analisar as situações sobre o seu MEI para evitar problemas futuros. 

Se você não tem um planejamento
Se você não se organizou para montar o seu negócio e está abrindo o seu MEI antes de ter a ideia do seu empreendimento, talvez seja melhor repensar essa estratégia para não ter problemas.

Em todos os negócios o planejamento é indispensável e pode evitar muitos problemas financeiros. Abrir seu MEI apenas com a esperança de dar certo pode ser um grande erro.

Abrir Um CNPJ MEI só para conseguir um empréstimo 
Nesse caso, além de você não conseguir fazer isso, você estará perdendo dinheiro, afinal, o MEI só libera crédito para empreendedores com CNPJ ativo há mais de um ano, sem dívidas e que tenham um faturamento estável.

Existem alguns casos onde o empreendedor, com apenas 6 meses de faturamento, consegue realizar um empréstimo, mas esses são poucos casos. A maioria dos créditos concedidos para um MEI iniciante vai pedir alguma garantia, como carro ou casa.

Se você não tem tempo
Se você quer se tornar um empreendedor, mas tem pouco tempo disponível para dedicar ao seu negócio, e já possui uma vida financeira confortável, talvez um MEI não seja a melhor opção para investir.

Um Microempreendedor Individual só pode ter um funcionário, portanto, será preciso bastante tempo livre para investir no seu CNPJ e para gerenciar o seu negócio da maneira correta, afinal, o MEI precisa de você para funcionar.

Alguns casos você pode dividir o seu tempo, mas verifique se você realmente vai ter disponibilidade de tempo para dedicar ao seu negócio.