Escola Nacional de Defesa do Consumidor abre inscrições para cursos on-line
As capacitações são gratuitas e abertas ao público em geral. Entre as opções, estão educação financeira, os direitos e a defesa das mulheres e enfrentamento ao racismo nas relações de consumo
Já estão abertas as inscrições para 25 cursos on-line da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC). Todas as capacitações são gratuitas e certificadas pela Universidade de Brasília (UnB). A instituição, vinculada à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), também tem opções exclusivas para gestores e integrantes de órgãos de monitoramento.
As formações abrangem temas voltados à proteção e aos direitos do consumidor, com foco em ampliar o conhecimento da população e capacitar profissionais da área. Além das aulas, que iniciam-se em 4 de fevereiro, os alunos terão acesso ao material de apoio para os estudos. As inscrições seguem até 27 de janeiro e podem ser feitas no site da instituição.
Para a coordenadora da ENDC, Ana Cláudia Menezes, ajudar a população a adquirir conhecimentos e habilidades para tomar decisões mais conscientes e responsáveis sobre finanças pessoais e familiares é um dos principais compromissos da instituição. “Isso inclui aprender sobre orçamento, poupança, investimentos, crédito, dívidas e outros aspectos da gestão financeira”, destaca.
Entre os temas abordados nos cursos, destacam-se lições sobre o Código de Defesa do Consumidor, práticas abusivas, direito digital e resolução de conflitos. Além disso, para o primeiro semestre de 2025, a escola lançou quatro formações: educação financeira, os direitos e a defesa das mulheres nas relações de consumo, setor elétrico e as relações de consumo e enfrentamento ao racismo.
Além de terem acesso a conhecimento técnico e prático, os participantes que concluírem os cursos receberão certificados emitidos pela UnB, que poderão ser utilizados para fins acadêmicos ou profissionais.
Veja o calendário completo de formações previstas para o primeiro semestre de 2025.