Novas funcionalidades para atendimento digital promove agilidade e eficiência nos serviços ao contribuinte

Há 1 semana
Atualizado Há 1 semana
 | Fonte: Foto: Fabiane Nery e Alana Santos
Foto: Fabiane Nery e Alana Santos

O governo de Rondônia lançou novas funcionalidades para o atendimento digital, centralizado em uma plataforma no site da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), e no Portal de Serviços, a Nova Agência Virtual. Com a mudança, o atendimento via e-mail foi substituído por um canal integrado que reúne WhatsApp oficial, Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o assistente virtual “Serafin”, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para responder às dúvidas dos contribuintes de forma mais ágil e eficiente. As novas funcionalidades estão disponíveis desde o dia 4 de novembro.

A inovação faz parte do projeto de modernização tecnológica da Sefin, que estruturou uma base de conhecimento capaz de personalizar respostas conforme o perfil do usuário, seja este pessoa física ou jurídica. Com isso, o contribuinte pode resolver demandas e esclarecer dúvidas remotamente, eliminando a necessidade de ir à uma unidade presencial. O novo sistema promete, também,   oferecer um atendimento seguro, rápido e acessível.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa reforça o empenho do governo com um modelo de atendimento público mais moderno e acessível. “Estamos investindo para que Rondônia avance no governo digital, facilitando a vida dos cidadãos e trazendo inovação ao serviço público”, ressaltou.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 

O assistente virtual “Serafin” está disponível em todas as páginas do site da Sefin, pronto para esclarecer dúvidas gerais e facilitar o atendimento. Já o WhatsApp oficial, também dotado de IA, oferece a opção de contato humano para consultas mais complexas. O SAC, por sua vez, disponível na Agência Virtual, permite a abertura e o acompanhamento de demandas, encaminhando casos não resolvidos automaticamente para técnicos da Secretaria de Estado de Finanças.


O secretário da Sefin, Luís Fernando Pereira, destacou que a implementação do atendimento digital é um passo importante para modernizar o serviço ao contribuinte. “As novas tecnologias são fundamentais para o avanço do atendimento. Com a transformação, estamos proporcionando uma experiência mais prática, rápida e segura à população de Rondônia.”


ATENDIMENTO
Além do atendimento digital, a Sefin mantém o suporte presencial nas agências de renda para quem preferir o atendimento físico. As novas opções digitais de contato incluem o WhatsApp oficial (69 3211-6116), o SAC pela Agência Virtual e o assistente virtual, todos disponíveis para solucionar dúvidas e demandas fiscais de forma acessível e eficiente.