Parceria estratégica entre governo de RO e organização global impulsiona conservação e sustentabilidade

Há 2 dias
Atualizado Há 2 dias
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Com o intuito de implementar projetos inovadores que promovam a proteção da biodiversidade, o manejo responsável dos recursos naturais e alternativas econômicas sustentáveis, o governo de Rondônia promoveu na quinta-feira (23), reunião com uma organização global dedicada à conservação da vida selvagem e de seus habitats naturais, a fim de estabelecer um diálogo estratégico para construção de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), voltado à conservação ambiental e o desenvolvimento econômico sustentável.

A proposta do documento é angariar recursos não reembolsáveis para fomento da cadeia produtiva dos moradores tradicionais, povos indígenas, quilombolas e população ribeirinha, estimular a prática do turismos nas Unidades de Conservação (UC), comunidades tradicionais e viabilizar estudos da Ictiofauna (conjunto de espécies de peixes que habitam um determinado ambiente), além da recuperação das bacias hidrográficas do estado, visando um enfrentamento à crise hídrica. 

O encontro, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), contou com a presença de representantes da Casa Civil, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Superintendência Estadual do Indígena (SI),  Secretaria Especial de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Superintendência Estadual de Turismo (Setur) e Governadoria, destacando a importância de uma abordagem integrada entre os órgãos. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Acordo tem como foco a ampliação do impacto das ações por meio da captação de recursos nacionais e internacionais. “Com isso, será possível promover sistemas agroflorestais, ecoturismo e pagamentos por serviços ambientais, fortalecendo as economias locais. Além de garantir a conservação dos recursos naturais, a parceria visa empoderar comunidades e consolidar o estado como um modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia, aliando proteção ambiental à melhoria da qualidade de vida das populações”, ressaltou.

CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Durante a reunião, a organização global apresentou projetos que incluem restauração florestal, capacitação de comunidades locais e fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis, demonstrando o potencial de transformação socioeconômica e ambiental que a parceria oferece.

Com um cronograma bem definido e o compromisso de diferentes setores, a colaboração representa um marco para a sustentabilidade no estado. Essa aliança reafirma a função de Rondônia como protagonista na preservação da Amazônia, mostrando que é possível aliar conservação ambiental a iniciativas que gerem oportunidades econômicas e promovam o bem-estar social a longo prazo.

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a reunião foi resultados de uma conversa iniciada no ano passado, durante um encontro estratégico entre o governo de Rondônia e a organização, em Nova York. “Essa parceria nasceu de uma visão conjunta sobre o futuro do estado. Desde o início, o compromisso tem sido aliar conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, aproveitando o protagonismo do nosso estado na Amazônia e a partir do ACT, daremos passos importantes para consolidar esse modelo de equilíbrio entre preservação e economia sustentável”, salientou.