Governo de RO certificou 3.247 internos em cursos profissionalizantes em 2024

Há 3 semanas
 | Fonte: Foto: Gabriel Benito
Foto: Gabriel Benito

Com o intuito de fomentar a educação profissionalizante dentro das unidades prisionais, o governo de Rondônia concedeu 3.247 certificações a internos do sistema penal do estado. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) por meio do Núcleo de Educação a Pessoa Privada de Liberdade (Nuedu) atingiu o índice de crescimento de 252%, em relação ao ano de 2022, na quantidade de certificações profissionalizantes entregues à população prisional do estado.

O incentivo e os projetos desenvolvidos visam proporcionar qualificação profissional em áreas como construção civil, setor administrativo, agricultura, entre outros. O governo de Rondônia proporciona aos internos ensino básico, médio e profissionalizante, além de fomentar a participação no Enem PPL, possibilitando a inserção da população prisional no ensino superior.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o crescimento foi possível graças às ações educacionais promovidas pela gestão estadual e parcerias com instituições que também acreditam na reintegração social da população privada de liberdade. 

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou que atingir esta marca é de suma importância, pois funciona como um combustível potencializador para novas ideias de projetos reintegradores educacionais. “As ações refletem diretamente no comportamento dos internos dentro das unidades, na redução da ociosidade, além de proporcionar novos caminhos a serem trilhados.”