Turismo sustentável: governo de RO assume liderança regional das Rotas Amazônicas Integradas pelo próximo biênio

Há 4 semanas
Atualizado Há 4 semanas
 | Fonte: Foto: Daiane Mendonça e Ésio Mendes
Foto: Daiane Mendonça e Ésio Mendes

O governo de Rondônia foi escolhido para coordenar as Rotas Amazônicas Integradas (RAI), na Região Norte, durante o biênio 2025/2026, na quinta-feira (19). O estado terá a responsabilidade de liderar as ações para fortalecimento do turismo na região, com foco em um modelo sustentável, alinhado às diretrizes nacionais e demandas globais de preservação ambiental e valorização cultural.

Por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), o governo de Rondônia tem investido em ações e projetos para impulsionar o desenvolvimento do turismo sustentável. A realização da ExpoTurismo 2024, em julho, em Porto Velho, gerou R$ 1,9 milhão em investimentos e movimentou aproximadamente R$ 4,7 milhões na economia local.

Com o projeto Rondônia tem Turismo, o governo pretende alcançar todos os 52 municípios do estado, com apresentação do projeto aos gestores municipais, a fim de fomentar e fortalecer o setor em cada município, incentivando a prática turística; e despertar a população quanto às potencialidades, por meio de concursos, vídeos, folders e plataformas digitais.

PROTAGONISMO RONDONIENSE

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou o engajamento do estado com o turismo sustentável, tema central do biênio da RAI. “O objetivo é impulsionar o turismo na Amazônia de forma responsável, promovendo o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a preservação dos recursos naturais e o respeito às comunidades tradicionais. O estado está pronto para liderar com inovação, planejamento estratégico e união entre os estados da Região.”

O superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior destacou que, com essa nova atribuição, o estado reforça sua posição como destino turístico emergente na Amazônia, investindo em estratégias que promovem o ecoturismo, valorização da cultura local e integração entre os estados da Região Norte. “A expectativa é que essa gestão estimule parcerias, atraia investimentos e potencialize o protagonismo da Amazônia como referência mundial em turismo sustentável.”

ROTAS AMAZÔNICAS INTEGRADAS

As Rotas Amazônicas Integradas, lançada em 2021, reúne um portfólio de produtos turísticos unificado com os principais atrativos de cada estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo. O objetivo é unir roteiros com perfis turísticos similares e, assim, elevar a atração de turistas nacionais e internacionais.