Conferência mobiliza gestores e técnicos de meio ambiente da região

Há 4 semanas
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente com o tema: “emergência climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, realizada ontem no Auditório da Faculdade Estácio, conjuntamente entre os municípios de Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alta floresta do Oeste, Novo Horizonte, e Nova Brasilândia, mobilizou gestores, lideranças indígenas, e técnicos de várias entidades e segmentos da área de meio ambiente da Região da Zona da Mata.

​Seguindo rigorosamente as prerrogativas e atribuições previstas no Regimento Interno, o evento coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Turismo de Rolim de Moura, iniciou às 8h e encerrou por volta das 17h, após extenso cronograma de atividades, entre as quais, palestras relacionadas com os eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Transformação Ecológica; Justiça climática; e Governança e Educação Ambiental.

Após a abordagem dos referidos eixos, os conferencistas se reuniram em grupos de trabalho, com a finalidade de discutir e apresentar propostas para subsidiar a implementação da política nacional sobre mudança do clima, com base na realidade da região.

​O programação culminou com a eleição dos delegados que irão representar seus respectivos municípios, na etapa estadual prevista para 13 de março de 2025 na cidade de Porto Velho.

Para o titular da SEMMADU de Rolim de Moura, Valter Tomaz, o evento atingiu satisfatoriamente o objetivo, uma vez que foi possível cumprir o cronograma da programação previsto no regimento.