Ações de Educação em Saúde são debatidas em encontro do Governo de RO com gestores municipais

Há 2 semanas
Atualizado Há 2 semanas
 | Fonte: Foto: Comissão Intergestores Regionais
Foto: Comissão Intergestores Regionais

Com o objetivo de fortalecer as ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), Educação Continuada, e a qualidade do cuidado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das Redes de Atenção à Saúde (RAS), o Governo de Rondônia esteve reunido com técnicos e secretários municipais da Saúde, das sete Gerências Regionais de Saúde (GRS), no distrito de Jaci-Paraná, em Porto Velho, e nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena, entre os dias 2 e 11 de abril.

Durante as reuniões das Comissões Intergestores Regionais (CIRs) para apresentação da Carta de Serviços ofertados pelo Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde (Cetas), os gestores de saúde foram apresentados à pactuação do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde para o quadriênio 2024-2027, em conformidade com a Portaria Valoriza GTES SUS/MS, nº 2.168, de 5 de dezembro de 2023, que instituiu o Programa de Valorização da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, no âmbito do SUS.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações reafirmam o compromisso do Estado com a saúde pública. “O respeito e valorização dos servidores, por meio de investimentos em educação profissional na área da saúde fortalecem o sistema de saúde, e proporcionam atendimento à população rondoniense”, ressaltou.

REUNIÕES

Na oportunidade, ainda foram demonstradas aos integrantes da saúde, as demandas identificadas nos municípios circundantes às regiões, reforçando a necessidade do engajamento mútuo a fim de consolidar o sistema de saúde local.

A diretora do Cetas, Luciene Almeida avaliou a aproximação com os gestores municipais como essencial para o processo de pactuação das atividades formativas, que são oferecidas pela instituição. “Nossa missão é compartilhar conhecimento, desenvolvendo e aprimorando habilidades dos colaboradores do SUS, com o objetivo primordial de devolver aos usuários dos serviços de saúde uma assistência segura e de qualidade, com o melhor desfecho possível”, salientou.