
O futebol rondoniense vive um momento inédito e histórico. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças no formato da Série D do Campeonato Brasileiro e a criação de uma nova competição regional: a Copa Norte. Com isso, o Guaporé Futebol Clube de Rolim de Moura, e o Porto Velho FC conquista vaga em quatro grandes competições nacionais e regionais em 2026: Campeonato Rondoniense, Copa do Brasil, Série D e Copa Verde. Enquanto o Ji-Paraná conquista vaga na Copa do Brasil.
Um novo cenário para o futebol de Rondônia
A reformulação promovida pela CBF tem como objetivo valorizar os clubes do Norte do país, oferecendo maior calendário, visibilidade e competitividade. A criação da Copa Norte vem justamente para resgatar a tradição das competições regionais e dar aos times mais oportunidades de crescimento no cenário nacional.
Guaporé FC faz história
Com a confirmação, o Guaporé FC terá pela frente uma temporada intensa e desafiadora:
- Campeonato Rondoniense – em busca do título estadual ;
- Copa do Brasil – Equipes das principais divisões do país ;
- Série D – caminho para o acesso ao Brasileirão Serie C ;
- Copa Verde – competição regional que reúne clubes do Centro-Oeste e Norte
Porto Velho FC
- Campeonato Rondoniense, Copa do Brasil, Serie D e Copa Verde
Ji Paraná FC
- Copa do Brasil
Representatividade para Rondônia
Para os torcedores e amantes do futebol rondoniense, a presença do Guaporé tantas competições significa maior exposição, mais jogos de alto nível e a chance de mostrar a força do esporte no estado. Além disso, abre portas para novos talentos e pode movimentar a economia local, com maior circulação de torcedores, mídia e investimentos.
Expectativa da torcida
O Guaporé FC, que já conquistou espaço no cenário estadual, agora terá a chance de se consolidar também em nível nacional. A expectativa é que o clube, além de representar Rolim de Moura e Rondônia, escreva um capítulo marcante para o futebol da Região Norte.
A CBF anunciou, em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 1º, uma reformulação da Copa Verde. Agora, o torneio será “dividido” entre a Copa Norte e a recém-criada Copa Centro-Oeste. Doze estados estarão envolvidos nessas competições.
Participantes
Doze estados estarão na disputa da Copa Verde: seis na Copa Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) e outros seis na Copa Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo (que pertence ao Sudeste na geografia) e Tocantins, "emprestado" pela Região Norte).
Regulamento
Cada uma das copa terá 12 times, que serão divididos em dois grupos de seis na primeira fase. Quatro de cada avançam para as quartas em jogos únicos. Os dois melhores se classificam para as semifinais, agora em duas partidas, assim como a decisão de cada regional e a final da Copa Verde.
Histórico da competição
A Copa Verde foi criada em 2014, como um torneio regional inspirado em copas como a do Nordeste. O torneio reúne clubes das regiões Norte e Centro-Oeste, além do Espírito Santo.
A competição tinha um formato de mata-mata desde o início. O campeão garante vaga direta na Copa do Brasil. Nas últimas edições, essas equipes entravam diretamente na terceira fase.