Rondônia avança entre os estados com melhor desempenho em oferta de serviços digitais

O governo de Rondônia conquistou novos avanços no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais 2025, divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), na quarta-feira (6). Sob a coordenação da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o estado conquistou o nível máximo em três categorias e subiu cinco posições no ranking nacional em dois anos, ficando entre os melhores do país em transformação digital no setor público.
O resultado foi anunciado durante a abertura do 52º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop 2025), maior evento de tecnologia para gestão pública do Brasil, realizado em Brasília.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados refletem os investimentos do governo em inovação e serviços digitais. “Transformar a gestão pública e facilitar a vida do cidadão é fundamental. Esses resultados mostram que Rondônia vem se destacando em todo o país por oferecer serviços mais ágeis, acessíveis e modernos”, salientou.
Entre as conquistas, estão:
- Serviços Digitais: Acima da Média Nacional
Com 40,50 pontos, Rondônia recebeu avaliação “Muito Boa” na oferta de serviços públicos digitais, superando a média nacional (32,33).
- Capacidades para a Oferta Digital: Nível Ótimo
O estado conquistou o nível máximo na capacidade técnica e institucional para oferta de serviços públicos digitais, e está ao lado de apenas 10 estados com melhor desempenho do Brasil.
- Normatização: Nível Ótimo
Rondônia conquistou a 2ª colocação na implantação de normas e diretrizes para modernização dos serviços digitais. E foi o estado que mais apresentou aumento nas pontuações nesse quesito em comparação com o ano passado.
- Inclusão nos serviços públicos: Nível Ótimo
Com o uso da linguagem simples nos portais de serviços, Rondônia aparece com alta pontuação (4,5 em 5) e alcança o nível máximo.
O superintendente da Setic, Delner Freire, destacou que Rondônia tem avançado de forma consistente ano após ano. “Subimos da 17ª colocação em 2023 para a 14ª em 2024, e agora conquistamos o 12º lugar. É uma conquista coletiva, fruto do trabalho de uma equipe comprometida e da integração entre os órgãos estaduais. Seguimos firmes no propósito de construir um estado cada vez mais digital e eficiente.”
SERVIÇOS DIGITAIS
Nos últimos anos, a Setic tem liderado uma revolução digital na gestão pública do estado que vem aperfeiçoando, ainda mais, a forma como o governo do estado trabalha e atende à população, a partir do desenvolvimento de soluções digitais, sistemas, ampliação da conectividade e digitalização de processos.
Um dos principais destaques nesse avanço é o Portal do Cidadão, plataforma integrada que concentra os principais serviços públicos de interesse da população. Entre eles, estão o agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), solicitação do Passe Livre do Idoso ou Pessoa com Deficiência (PcD), emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, além de mais de 150 outros serviços.
A plataforma utiliza a tecnologia de login único do governo federal, o GOV.BR, oferecendo maior segurança e praticidade ao usuário. Com apenas alguns cliques, o cidadão pode realizar agendamentos, solicitações e acompanhar o andamento de processos sem precisar se deslocar até os pontos de atendimento físicos. Tudo isso com uma navegação clara, objetiva e baseada no uso da linguagem simples, que facilita o entendimento e amplia o acesso.