Estudantes do ensino fundamental são beneficiados com projeto “Agente Mirim no Trânsito” em Porto Velho

A segunda edição do “Projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito”, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) está em andamento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luís Soares de Cássia, em Porto Velho. As atividades contemplam 53 alunos do 5º ano, com idades entre 9 a 11 anos. Esta etapa iniciou no mês de maio e a previsão de conclusão é setembro.
O objetivo do projeto, executado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), é inserir a educação para o trânsito na formação de crianças e adolescentes, promovendo a construção de uma sociedade mais consciente, segura e cidadã. A proposta inclui atividades práticas e conteúdos que dialogam com disciplinas como português, matemática, ciências, geografia e educação física, promovendo um aprendizado integrado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto demonstra o comprometimento do governo com a educação e segurança no trânsito. “A inciativa fortalece a conscientização dos estudantes, formando cidadãos mais responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade. Esse projeto é um passo importante para reduzir acidentes e promover uma cultura de respeito às normas de trânsito, refletindo o compromisso do governo de Rondônia com o bem-estar e a segurança da população”, ressaltou.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que “ao ensinarmos nossas crianças sobre cidadania no trânsito, estamos plantando uma semente que vai dar frutos por toda a vida. A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos dar a estas crianças para salvar vidas no trânsito.”
AULA ESPECIAL
Toda segunda-feira, os alunos do projeto têm uma aula diferente, com a participação de um servidor do Detran-RO. Nessas aulas, eles aprendem sobre educação para o trânsito de forma divertida e integrada com outras matérias, como história, geografia, ciências, português e até matemática, como ocorreu na última aula especial.
O agente de trânsito, Joe Santos, que também é coordenador de educação para a segurança e cidadania no trânsito, apontou que “essa é uma forma de ensinar valores e cuidados no trânsito, enquanto reforçam o que já aprendem na escola, mostrando que o trânsito é dinâmico e tudo o que se aprende em sala tem seu valor.”