Sempog inicia atividades com equipe da Sema para o uso do SIG-PVH nas atividades de fiscalização ambiental

A ferramenta de geoprocessamento gerenciada pela Sempog será integrada à rotina de trabalho dos fiscais de meio ambiente
Há 7 horas
Atualizado Há 7 horas
 | Fonte: Foto: Marvin Farias
Foto: Marvin Farias

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog) iniciou as atividades técnicas com a equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), com o objetivo de implementar o uso do Sistema de Informações Geográficas de Porto Velho (SIG-PVH) nas atividades de campo da Fiscalização Ambiental.

O SIG-PVH é uma plataforma de geoprocessamento, gerenciada pela Sempog, que centraliza informações urbanas e territoriais do município em um banco de dados geoespacial. Nesta etapa inicial, os técnicos da Sema conheceram a ferramenta e compreenderam seu potencial para o monitoramento de áreas ambientalmente protegidas.

A proposta é apresentar as funcionalidades da plataforma, que será incorporada gradualmente às rotinas da fiscalização ambiental. Como parte da implantação, os técnicos da pasta de Meio Ambiente também passarão por um processo de capacitação para utilização do sistema, que será conduzido pela equipe de geoprocessamento da Sempog.

O sistema proporciona mais agilidade na gestão fiscal e administrativa, ao facilitar o acesso a dados e mapas atualizados do território municipal. A plataforma já é utilizada por outras secretarias, como a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), onde as equipes de fiscalização de posturas fazem uso da ferramenta para planejar rotas de vistorias e emitir notificações de proprietários para a limpeza de lotes abandonados.

A parceria entre Sempog e Sema reforça o compromisso da atual gestão da Prefeitura com a modernização da gestão pública, promovendo a integração entre tecnologia e inteligência territorial no enfrentamento de desafios ambientais.