Prefeitura transforma Porto Velho em uma cidade mais arborizada e sustentável
Mega plantio de mudas e parceria com a população, entidades e estudantes contribuíram para esse feito ao longo da gestão
O respeito ao meio ambiente e os esforços por uma cidade mais arborizada e sustentável, com melhor qualidade de vida para a população, tem sido uma marca constante na gestão do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, desde o início do seu primeiro mandato, em 2017.
Uma das ações de maior visibilidade foi o mega plantio que aconteceu no dia 23 de outubro de 2023, nas margens da Av. Santos Dumont, uma nova via construída para ligar a zona Norte ao Espaço Alternativo. Na ocasião, foram plantadas 30.875 mudas de árvores nativas e frutíferas em apenas 30 minutos.
Diversos setores da sociedade foram mobilizados e compareceram para participar. Escolas, associações, empresários, crianças e adultos, todos queriam plantar ao menos uma árvore e deixar esse legado tão importante para as próximas gerações.
Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), a criação dessa floresta urbana em Porto Velho, não apenas contribui para a recuperação de áreas degradadas, mas atrai a fauna silvestre e cria um santuário de biodiversidade. Além disso, melhoram o microclima da região.
Segundo a Sema, ainda em 2024 serão feitos mais 40 mil plantios de mudas no município.
ÁREAS DEGRADADAS
A iniciativa também fez parte do programa de recuperação de áreas degradadas, executado por meio da Sema, cujo objetivo é restaurar a vegetação nativa e proporcionar um clima mais agradável e saudável para as pessoas.
Cerca de 8 mil pessoas participaram do mega plantio em uma área de oito hectares, identificada como região degradada e que precisava ser reflorestada.
A Sema ainda trabalha pela recuperação de áreas de preservação permanente (APP) ao longo dos cursos de água que cortam a capital rondoniense. Placas de advertência e de identificação foram instaladas com o intuito de evitar novas degradações desses espaços.
DOAÇÃO DE MUDAS
Visando incentivar o plantio e a preservação da natureza, a Prefeitura realizou durante toda a gestão a doação de milhares de mudas para a população, todas cultivadas no Viveiro Municipal, que fica no mesmo espaço do Parque Natural, antigo Parque Ecológico, na zona Norte de Porto Velho.
Antes de receber as mudas, as pessoas são orientadas pelos técnicos com relação às espécies mais apropriadas, locais a serem plantadas e quais os cuidados com as plantas para que elas se desenvolvam sem oferecer riscos, além de criar o senso de pertencimento.
Igrejas e associações, entre outros segmentos da sociedade, também ganharam mudas e receberam orientações para realizarem o plantio em parques, praças, como no espaço alternativo, Skate Park e Parque Circuito, entre outros locais. Mudas também são doadas para o plantio em regiões rurais.
Interessados em receber mudas doadas pela Prefeitura devem comparecer à sede da Sema, preencher um requerimento e pegar a guia para retirar a planta. A Sema fica localizada na rua General Osório, nº 81, Centro. O telefone para mais informações é o (69) 9 84733320
ESTUDANTES
Além de desenvolver diversas atividades lúdicas com as crianças nas escolas públicas e privadas, todas voltadas para a educação ambiental e conscientização, a Prefeitura implantou o projeto Guardiões do Meio Ambiente, que contempla alunos do ensino médio de várias instituições educacionais parceiras.
Com o objetivo é formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente, a Sema realiza gincana com os estudantes valendo brindes, como por exemplo, a arrecadação de óleo de cozinha, evitando que o produto já utilizado seja descartado de forma inadequada.
Eles também são levados para atividades fora do ambiente escolar, em meio à natureza, onde recebem aulas práticas e até aprendem a fazer sabão ecológico com o óleo que recolheram. O produto é doado para entidades que realizam trabalhos humanitários e os estudantes se tornam multiplicadores de boas práticas ambientais e sociais.