Prefeitura de Porto Velho vai encerrar o ano com mais de 7 mil quilômetros de estradas rurais recuperadas
Foram executados serviços de tapa buracos, encascalhamento, patrolamento, limpeza, abertura de valas e recuperação de pontes e bueiros
A Prefeitura de Porto Velho vai fechar 2024 com 7.200 quilômetros de estradas rurais recuperadas em todos os setores do município. O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Carlos Magno, disse que essa meta será atingida até o próximo dia 10 de dezembro, quando os trabalhos serão concluídos.
“Estamos trabalhando com oito frentes de trabalho. Além disso, contamos com 16 patrol do governo do Estado, através do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação (Fitha)”, declarou Carlos Magno.
Por meio de um Termo de Cooperação, as máquinas da Semagric estão trabalhando na região de Canutama (AM), um trecho de Humaitá, também no Amazonas, na fronteira com Porto Velho, no Ramal do Índio (a 114 km da capital rondoniense) e no assentamento Joana Darc, do lado esquerdo da BR-319, depois da ponte sobre o rio Madeira.
“Já concluímos a recuperação das estradas nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema, Nova Califórnia e Rio Pardo. Além disso, estamos com equipes em União Bandeirantes, na BR-364 fazendo de Porto Velho até Abunã, outra na PV-8 e região do baixo Madeira”, disse.
O secretário acrescentou que a Semagric realizou serviços de terraplanagem em 8.700 metros na estrada da Colônia Viçosa, que estão prontos para receber o asfalto, recuperou toda região das vilas Rio Verde e Calderita, setor chacareiro do Jardim Santana e iniciou a recuperação da Estrada dos Periquitos, na zona Leste da capital.
TRABALHOS
Foram executados serviços de tapa buracos, encascalhamento, patrolamento, limpeza, abertura de valas e recuperação de pontes e bueiros, entre outras ações com objetivo de garantir a mobilidade como um todo, especialmente a trafegabilidade do transporte escolar e o escoamento da produção agrícola.
Somente em União Bandeirantes, mais de 40 pontes foram recuperadas, de um total de 120 estruturas construídas em madeira, duas delas sobre o rio das Garças. Ao todo, 2.500 manilhas foram instaladas para construção de bueiros, sendo 500 somente na região do bairro Jardim Santana.
MISSÃO
O prefeito Hildon Chaves aumentou o nosso orçamento, de R$ 11 milhões para R$ 34 milhões, e isso possibilitou encerrarmos essa gestão com equipamentos nos distritos, saldo de combustível e de manutenção para que não haja interrupção dos trabalhos na nova administração”, afirmou Magno.
INVESTIMENTO
Para conseguir esse resultado inédito, a Prefeitura recebeu maquinários adquiridos por meio de emendas federais, comprou máquinas com recursos próprios e ainda contratou horas/máquinas, entre outras ações e investimentos.
Em 2023 foram contratadas 36 máquinas, entre caçambas basculantes, pá carregadeira, retroescavadeira e motoniveladora. Com recursos do Fitha, o município contratou empresa terceirizada que, na época, recuperou cerca de 1.500 quilômetros de estradas rurais.