Prefeitura de Porto Velho impulsiona empreendedorismo local com capacitações pela Semdestur
O Procem, criado para apoiar o desenvolvimento dos negócios em Porto Velho, já realizou nove oficinas desde 2022, alcançando 427 participantes
Porto Velho avança no fomento ao empreendedorismo através de iniciativas da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), que promove capacitações para fortalecer o potencial dos pequenos negócios locais. Uma das principais ações da secretaria é o Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem), que tem oferecido oficinas e treinamentos essenciais para a formação e sucesso dos empreendedores da região, com o apoio de parceiros como o Sebrae Rondônia.
O Procem, criado para apoiar o desenvolvimento dos negócios em Porto Velho, já realizou nove etapas de oficinas desde 2022, alcançando 427 participantes. As oficinas abrangem desde temas práticos, como Controle Financeiro e Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, até questões relacionadas ao desenvolvimento pessoal e emocional. A variedade de cursos oferecidos busca preparar o empreendedor de forma completa, oferecendo tanto habilidades técnicas quanto competências emocionais fundamentais para enfrentar os desafios do mercado.
No próximo dia 12 de novembro, o Procem oferece a oficina terá o tema “Comece a planejar o marketing de sua empresa”, tendo o conteúdo baseado em: O que é marketing, como definir seu produto/serviço, e identificar seu público-alvo. O empreendedor poderá aprender a equilibrar custo e valor, posicionar sua marca e criar diferenciais competitivos.
O evento será das 14h às 18h, no auditório da Semdestur, localizado na rua General Osório, 81, Centro. São 30 vagas disponíveis para a oficina gratuita. As inscrições devem ser feitas pelo telefone do DDS (69) 98473-8216, nos dias de semana, das 8h às 14h.
OUTRAS INICIATIVAS
Além do Procem, a Semdestur trabalha também o programa "Ela Pode", dedicado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino no município. Desde o início do programa, 247 mulheres foram alcançadas, e o projeto tem se tornado um ponto de apoio e inspiração para quem deseja abrir ou melhorar o próprio negócio.
O “Ela Pode” oferece um espaço de crescimento e desenvolvimento para mulheres, abordando tanto aspectos técnicos, quanto questões específicas que elas enfrentam no mundo dos negócios.
Para a secretária da Semdestur, o impacto das capacitações oferecidas vai além do aprendizado técnico. "Queremos que os participantes se sintam seguros e preparados para enfrentar o mercado. Acreditamos que, ao fortalecer o empreendedor, estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico de Porto Velho".
Os programas da Semdestur vêm demonstrando resultados, refletindo-se não apenas no aumento do número de pequenos empreendimentos locais, mas também na confiança e na capacidade dos empreendedores de inovar, gerando novas oportunidades de emprego e renda na capital.