Polícia Civil mira vereador e agentes em Operação Solo Corrompido em RO

A Operação Solo Corrompido investiga um esquema de corrupção contra a Administração Pública que envolveria a aprovação de uma lei para o novo cemitério de Ariquemes/RO.
Há 1 hora
policia civil | Fonte: Foto: rondoniagora
Foto: rondoniagora

A Polícia Civil de Rondônia (PC-RO), por meio da 1ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO 1), deflagrou na manhã desta terça-feira, 18 de novembro de 2025, a Operação Solo Corrompido no município de Ariquemes. A ação é a fase ostensiva de uma investigação que mira crimes graves contra a Administração Pública.


O esquema sob apuração envolve a solicitação de dinheiro por um vereador, agentes públicos e particulares. O grupo estaria agindo para obter vantagens indevidas e aprovar uma lei referente à construção do novo cemitério municipal da cidade.

Ao todo, a Polícia Civil cumpre dez mandados de busca e apreensão. Os alvos incluem as residências dos suspeitos e órgãos públicos. O cumprimento dos mandados conta com o apoio estratégico da Delegacia de Combate à Corrupção, da Delegacia Regional de Ariquemes e do Ministério Público de Rondônia.

O nome da operação, “Solo Corrompido”, faz alusão às negociações ilícitas identificadas. A denominação se refere às tratativas espúrias feitas pelo vereador e seus emissários na tentativa de obter vantagens financeiras, supostamente para favorecer a votação da lei do cemitério municipal.

A PC-RO reitera o seu compromisso inabalável no combate à corrupção e na defesa da probidade na gestão pública, buscando desarticular o grupo criminoso investigado.