Estudantes de Urupá levam projeto ambiental para a etapa nacional em Brasília

Há 1 hora
 | Fonte:

Um grupo de estudantes do nono ano da Escola Altamir Billy Soares, de Urupá, mostrou que a juventude tem voz e iniciativa quando o assunto é meio ambiente. Com um projeto inovador focado na qualidade do ar, a turma se destacou na VI Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, representando a regional de Ouro Preto e classificando-se para a etapa nacional em Brasília.

O projeto, desenvolvido com diversas ações práticas, nasceu da preocupação dos próprios alunos com a vulnerabilidade do ar. Entre as iniciativas já realizadas, destacam-se:

  • Pit stops e podcasts educativos sobre a temática ambiental. O podcast, um dos destaques do projeto, abordou temas como a COP-30 (Conferência das Partes das Nações Unidas), o projeto “Saúde Ambiental: o ar que respiramos” e o projeto “COM-VIDA” (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) que já existe nas escolas, aprofundando a discussão sobre a importância da preservação ambiental. Você pode conferir o episódio completo no Facebook (https://www.facebook.com/share/1GMAyVx2kK/).
  • Realizou a Conferencia escolar com apresentação do projeto para a comunidade escolar.
  • Barraca de arrecadação de lixo, incentivando a coleta seletiva (lixo seco e lixo úmido) na comunidade durante a feira das regiões realizada em junho na EEEFM Altamir Billy Soares.
  • Participação na Conferência das Cidades na câmara municipal e visitas a sindicatos para buscar apoio e conhecimento.
  • Roda de conversas com a SEDAM-Ji-Paraná-RO para buscar parceria e conhecimento sobre as queimadas de forma geral.
  • Ampla distribuição de panfletos e cartazes em mercados e órgãos públicos, divulgando a causa e conscientizando à população.
  • Distribuição e plantio de mudas nativas na aldeia Trincheiras (Mirante da Serra-RO) onde os alunos indígenas executam o projeto com o tema Plantar para Cuidar na comunidade escolar Amondawa, fortalecendo-o com parceria entre os indígenas e alunos do 9 ano “A” da EEEFM Altamir B. Soares e prefeitura municipal de Urupá-RO e Apresentação do projeto Saúde Ambiental: o ar que respiramos para a comunidade indígena.
  • Apresentação do projeto Saúde Ambiental: o ar que respiramos para alunos da rede municipal EMEF Adeildo Martins.

A dedicação dos alunos e a abrangência do projeto, que envolveu ativamente a comunidade, foram determinantes para a classificação na etapa estadual em Porto Velho. Um dos idealizadores do projeto ressaltou que “a gente está abrangendo a comunidade”, evidenciando o impacto local das ações.

Para acompanhar as próximas etapas e as atividades dos alunos, siga o perfil do projeto no Instagram: @saudeambiental.up.