Decano do TJRO participa da inauguração da nova sede da Academia Rondoniense de Letras

O desembargador Roosevelt Queiroz Costa representou o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) na solenidade que marcou a inauguração da sede da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes (ARL). Como decano da Corte, ele foi convidado a compor a mesa de honra e discursou em nome do presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, reforçando a importância do momento para a cultura rondoniense.
Em seu pronunciamento, Roosevelt destacou que o gesto da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) ao ceder espaço para a instalação da nova sede da Academia vai além do aspecto administrativo, pois “é simbólico e histórico: a Casa do Povo abre suas portas para acolher a cultura, a ciência e a arte, reconhecendo que não há progresso sem o fortalecimento do saber, da memória e da criatividade humana”.
O desembargador também ressaltou o papel fundamental da ARL na preservação da memória e na difusão do conhecimento, sublinhando que a parceria firmada é “sobretudo a renovação de um compromisso com a cultura e com as futuras gerações, para que encontrem sempre em nossa terra um ambiente fértil de ideias, de produção intelectual e de engrandecimento humano”.
O evento, realizado no auditório da Escola do Legislativo, foi marcado pela assinatura do termo de cooperação técnica entre a Alero e a ARL, formalizando a cessão de salas que passam a abrigar a sede da instituição. Durante a cerimônia, o presidente da Alero, deputado Alex Redano, recebeu o título de membro benemérito da ARL em reconhecimento ao apoio à cultura e à cessão do espaço.
Para Roosevelt Queiroz, que fez questão de cumprimentar a ARL na pessoa de seu presidente, professor Diego Vasconcelos, a celebração reforça a importância de manter vivas e atuantes as instituições que cultivam o saber e promovem o pensamento crítico e criativo, consolidando mais uma página significativa na história cultural de Rondônia.