Operação Escudo: ações fortalecidas pelo governador Marcos Rocha evidenciam força máxima contra facções

Há 1 dia
Atualizado Há 1 dia
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Uma operação de grande porte foi desencadeada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (20), resultando no cumprimento de 31 mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca domiciliar. Denominada Operação Escudo de Rondônia, a ação fortalecida pelo governador do estado, Marcos Rocha, mobilizou mais de 130 policiais, além do emprego de um helicóptero da Gerência de Aviação do Estado (GAVE), atendendo ordens judiciais expedidas no bojo de Inquérito Policial instaurado para apurar a atuação de integrantes de facção criminosa.

Toda a ação do governo do estado é mais uma resposta aos ataques de janeiro ao transporte público e a patrimônios em Porto Velho. O governador Marcos Rocha tem dado os comandos estratégicos para que o crime organizado seja combatido com firmeza no estado, desde ações de inteligência, determinação de investigações, até políticas públicas para o estabelecimento de uma nova realidade em ambientes onde o crime oprimia os moradores. ''O Governo de Rondônia tem aplicado esforço máximo para combater o crime e tornar Rondônia um estado mais seguro, e tem alcançado resultados inéditos com a integração de esforços de parceiros que também lutam pelo objetivo comum de trazer paz para os rondonienses''.

FORÇA MÁXIMA

A operação foi deflagrada pela Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos (DERF), a ação foi realizada em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRO), contando ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) e da Gerência de Aviação do Estado (GAVE).  As diligências ocorreram de forma simultânea em seis municípios de Rondônia — Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra e Jaru — além do município de Catanduvas/PR, em articulação interestadual com o Sistema Prisional Federal.

O governador Marcos Rocha reforça que a operação representa uma resposta firme do estado diante das tentativas da facção contra à sociedade. O governador destacou que o combate às facções é prioridade absoluta de sua gestão e enfatiza que o governo irá continuar fortalecendo as polícias e investindo em inteligência e tecnologia para enfrentar o crime com eficiência e determinação.

As investigações revelaram que a facção foi responsável por uma série de ataques orquestrados entre os dias 12 e 19 de janeiro de 2025, em Porto Velho e em municípios do estado. O nome “Escudo de Rondônia” foi escolhido para simbolizar a proteção do Estado diante da ofensiva criminosa, representando o compromisso das forças de segurança em resguardar a sociedade rondoniense e reafirmar a soberania do Estado.