Maio Amarelo alerta: Assembleia e Detran levam mensagem de conscientização aos motoristas
Ação de pit stop foi realizada em frente ao estacionamento da Casa de Leis.

Os dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) no Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito contabilizam cerca de 17 mil acidentes de trânsito em 2024, sendo que 63,5% desses deixaram feridos e 2,6% resultaram em vítimas fatais no estado. Sabendo da importância da educação contínua no trânsito, o Detran, em parceria com a Assembleia Legislativa, realizou um pit stop de conscientização da campanha Maio Amarelo na manhã desta quinta-feira (22).
Neste ano, o movimento traz como slogan a frase “Desacelere: seu bem maior é a vida”, algo que Graça Pimenta, voluntária do projeto, leva como uma máxima em seu dia a dia. Ela explicou que o Maio Amarelo não é apenas uma campanha estadual, mas sim uma ação internacional que ajuda, anualmente, a conscientizar sobre os perigos no trânsito.
“As pessoas precisam desacelerar, é muita tensão no trânsito. Às vezes a pessoa está apressada, com a família no carro, indo levar o filho para a escola, mas tem que ir com calma, lembrar que tem pessoas esperando por ela em casa”, contou Graça ao ser perguntada sobre a importância da ação.
Shirley Veras, servidora da Assembleia Legislativa que foi abordada no pit stop, admira a iniciativa e acredita que faz a diferença no trânsito: “Eu acho essa campanha maravilhosa, mostra que a gente precisa ter esse cuidado, não só com a gente, mas com o outro. Quando acontecem essas campanhas, acho que dá um estalo na pessoa.”
Principais causas de acidentes
O Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito de Rondônia (2024) aponta que mais de 5 mil acidentes resultaram de falta de atenção, incluindo casos em que motoristas utilizam o telefone celular durante o trajeto.
Lilian Borges, que também foi abordada na ação, concorda com os dados e deixa um alerta aos condutores:
“O principal é tirar o fone de ouvido, o celular também — tem que deixar de lado, e só pegar quando parar mesmo, porque o que mais se vê no trânsito é gente no celular.”
A ação integra os esforços do Detran e da Assembleia Legislativa para promover um trânsito mais seguro e consciente, reforçando o compromisso do poder público com a preservação da vida e a educação no tráfego.