MPRO articula políticas públicas e parcerias para execução do MP Itinerante 2025
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou, na manhã desta segunda-feira (10/2), reunião para tratar do Projeto MP Itinerante 2025 e da participação da instituição na Rondônia Rural Show. O encontro ocorreu na sala do Colégio de Procuradores, na sede da instituição em Porto Velho.
O MP Itinerante busca promover a cidadania e os direitos fundamentais em diversas áreas, como saúde, educação, meio ambiente, segurança pública e defesa do consumidor. A atuação ocorre de forma extrajudicial, com soluções articuladas entre Ministério Público e parceiros.
Durante a reunião, foram definidos os encaminhamentos para a edição de 2025, incluindo o contato com promotorias e demais instituições envolvidas para definição dos serviços a serem ofertados, bem como a visualização de políticas públicas necessárias nas localidades atendidas, e a ampliação do número de parceiros para fortalecer a iniciativa.
O projeto contará com a participação de órgãos como Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas, Cartório de Registro Civil, EMATER, Idaron, Sedam, Energisa, Instituto de Identificação, Correios, Seduc, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, DER e Procon.
As etapas do MP Itinerante 2025 ocorrerão nas seguintes localidades:
- Março: Alto Alegre dos Parecis, Parecis, Primavera de Rondônia, São Felipe do Oeste e Castanheiras.
- Maio: Calama, Demarcação, Santa Catarina, Nazaré e São Carlos.
- Julho: Chupinguaia, Corumbiara, Pimenteiras e Cabixi.
- Setembro: Teixeirópolis, Urupá, Seringueiras e São Domingos do Guaporé.
- Novembro: Candeias e bairros de Porto Velho.
O MPRO também discutiu sua participação na Rondônia Rural Show, evento que reúne produtores, empresas e instituições do setor agropecuário. Durante a reunião, foram deliberadas a articulação com parceiros públicos e a produção de material eletrônico para divulgação no evento.