Copa do Brasil: Mudança no regulamento atende solicitação das Federações Nortistas

Clubes visitantes perdem a vantagem do empate nos jogos da primeira fase da competição
Há 3 horas
 | Fonte: Foto: Ascom/Clube do Remo/reprodução youtube
Foto: Ascom/Clube do Remo/reprodução youtube

A CBF divulgou mudanças no regulamento da primeira fase da Copa do Brasil para a edição de 2025. A partir de agora os clubes visitantes não possuem mais a vantagem do empate no tempo regulamentar. Em caso de igualdade, a classificação para a etapa seguinte deve ser definida nas cobranças de pênaltis. Até 2024, as equipes dos potes A, B, C e D, melhores ranqueadas no ranking da CBF jogavam fora de casa e tinham a vantagem de jogar pelo empate. A regra permaneceu nas últimas oito edições da competição. Agora os jogos das duas primeiras fases da Copa do Brasil serão disputadas em jogo único e ambas devem ser decididas em cobranças de pênaltis, em caso de empate. A partir da terceira fase, os confrontos serão de ida e volta.

Após a CBF divulgar a mudança o presidente da Federação de Futebol de Rondônia parabenizou a decisão e disse que a alteração no regulamento é um pedido antigos das federações nortistas, "essa é uma pauta que nós estamos defendendo há vários anos, nós enviamos em anos anteriores a CBF para que olhasse com carinho a possibilidade de alterar o regulamento que prejudica os clubes das federações menores principalmente as da região norte, parabéns a CBF e todos os clubes principalmente aos nossos representantes na Copa do Brasil", frisou Heitor Costa.

Outra mudança no regulamento da Copa do Brasil divulgada pela CBF, é a liberação de um jogador pra atuar em mais de um clube na competição, a partir de 2025 o jogador que atuou na primeira e segunda fase poderá defender outro clube na competição. A CBF porém frisa que por "atuar", se entenda o ato do jogador, de fato ter entrado em campo, seja desde o início, ou entrando no decorrer do jogo. Assim, um atleta que tenha atuado nas duas primeiras fases, mas que ficou no banco de reservas na terceira sem ser acionado, segue livre para defender outro clube ao longo da competição. A Copa do Brasil terá 80 clubes disputando o título da competição. A CBF ainda não divulgou a data dos sorteios dos jogos.