Governo de RO entrega certificados do Selo Nacional de Responsabilidade com o Trabalho Prisional
Com o objetivo de incentivar e estimular as organizações que fomentam a ressocialização por meio do trabalho, além de impulsionar as práticas responsáveis no âmbito social e sustentável em relação à segurança pública e justiça social, o governo de Rondônia entregou certificados do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho Prisional (Selo Resgata), 5° Ciclo 2023/2024, nos meses de dezembro e janeiro, em Porto Velho.
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) concedeu à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Selo Resgata, no qual visa dar visibilidade e reconhecimento às instituições que empregam pessoas em privação de liberdade, com isso reforça a política de ressocialização do governo de Rondônia.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância dessa iniciativa à sociedade, “O trabalho é um dos instrumentos de reintegração, assim, estamos contribuindo para a formação de uma sociedade mais igualitária.”
SELO RESGATA
O selo amplia as boas práticas de reintegração, e visa a diminuição da reincidência criminal e à promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
As instituições que receberam o Selo Resgata 5º Ciclo 2023/2024 foram:
* Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron);
* Secretaria de Estado de Justiça (Sejus);
* Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel);
* Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph);
* Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Vilhena (Saae);
* Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp);
* Prefeitura Municipal de Porto Velho;
* Prefeitura Municipal de Presidente Médici; e
* Superintendência Estadual de Turismo (Setur).
Segundo o gerente de reinserção social, Fábio Recalde, é gratificante ver que as políticas de reintegração social que estão sendo implementadas, de fato, estão gerando frutos.
O secretário de Justiça, Marcus Rito, enfatizou a importância da parceria entre as instituições para o sucesso das políticas de ressocialização, “O Selo Resgata é um reconhecimento do esforço conjunto. A experiência tem mostrado que, ao oportunizar o mercado de trabalho, estamos não apenas ajudando na reintegração dos privados de liberdade, mas também, promovendo um processo positivo na comunidade.”
ENTREGA
Foi entregue à Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) 2 púlpitos de madeira, confeccionados por reeducandos da unidade Casa do Albergado e Presídio Feminino de Ariquemes (CAPFARI). Os púlpitos foram produzidos no âmbito do projeto de marcenaria da unidade prisional, e serão utilizados para eventos oficiais, evidenciando a capacidade produtiva das pessoas privadas de liberdade, além de promover a valorização da mão de obra reeducanda.