Operação Iara apreende armamento ilegal em área de proteção ambiental
Porto Velho (RO) - Uma operação conjunta entre a Polícia Militar de Rondônia e a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), denominada Operação Iara, resultou na apreensão de um armamento ilegal em uma área de proteção ambiental na região da Ponta do Abunã.
A ação, que visa combater a pesca predatória e outras atividades ilegais na bacia hidrográfica da Ponta do Abunã, ocorreu no último sábado (16) no leito do rio Simão Grande, interior do Parque Nacional Mapinguari.
Durante a fiscalização fluvial, equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) avistaram uma barraca de camping às margens do rio. Ao se aproximarem, os policiais perceberam a presença de um indivíduo que, ao notar a viatura, fugiu para a mata, desobedecendo à ordem de parada.
Após buscas na área, os policiais encontraram um rifle calibre .22, com carregador e munições intactas, abandonado no local. A posse desse tipo de arma é restrita, conforme determina portaria conjunta da Polícia Federal e do Exército Brasileiro.
O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. A Polícia Militar continua as buscas pelo indivíduo que fugiu do local.