MPRO viabiliza o fim da fila de atendimentos no Hospital João Paulo II
Com ações para garantir o direito à saúde da população, o Ministério Público de Rondônia (MPRO) interveio junto a SESAU e demais parceiros da Saúde possibilitando assim que a fila de espera para atendimentos no Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II fosse zerada, nesta segunda-feira (11/11), em Porto Velho. Entre os dias 4 e 11 de novembro, 154 pacientes foram regulados para o hospital.
A medida é fruto de uma série de procedimentos adotados pelo MPRO, SESAU e demais parceiros da Saúde para assegurarem a agilidade e a prioridade nos atendimentos hospitalares, especialmente em casos graves. Durante o período de 4 a 11 de novembro, 513 solicitações de regulação foram processadas pela Central de Regulação de Urgência e Emergência (CRUE), envolvendo 52 municípios.
O Promotor de Justiça Leandro da Costa Gandolfo, responsável pela área da Saúde Estadual, destacou a importância da atuação do MPRO para assegurar o direito à saúde. “O Ministério Público de Rondônia tem acompanhado de perto a situação dos pacientes que aguardam atendimento nas unidades de saúde. Nossa atuação visa assegurar que todos recebam os cuidados necessários, em tempo oportuno, especialmente os casos que demandam urgência. Esta vitória, de zerar a fila no Hospital João Paulo II, é resultado de uma atuação conjunta que envolve monitoramento constante e diálogo com a SESAU, CRUE e demais parceiros da Saúde para aprimorar o sistema de regulação.”