Operação da Polícia Penal busca coibir comunicação ilícita e ações criminosas em presídios de Rondônia

Há 5 dias
Atualizado Há 5 dias
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Polícia Penal de Rondônia iniciou a “Operação Acautelar II” com o objetivo de reforçar a segurança e coibir práticas ilícitas dentro e ao redor dos presídios estaduais. A operação, que deverá ocorrer até janeiro de 2025, visa inibir a comunicação ilegal entre detentos e combater as ações do crime organizado nas unidades.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Gerência Especializada em Operações Penais (Geop), com a participação de mais de 150 policiais. A operação será realizada em duas fases: inspeções e patrulhamento, envolvendo equipes do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umesp), além da inteligência do sistema prisional.

A operação inclui rondas terrestres e aéreas, com uso de drones, para evitar o lançamento de celulares, drogas e outros itens proibidos. Serão promovidas ainda blitz educativas para orientar familiares sobre condutas de segurança e métodos de denúncia em caso de movimentações suspeitas.

De acordo com o titular da Sejus, a operação é fundamental para desarticular atividades ilícitas nas penitenciárias e assegurar um ambiente seguro para o cumprimento da pena.