A quarta edição do MP Itinerante já realizou mais de mil e seiscentos atendimentos entre os dias 21 e 22 de outubro, no distrito de Rio Pardo. As estatísticas preliminares refletem a necessidade pela demanda dos serviços essenciais na região, bem como a importância das ações itinerantes de democratização da cidadania pelo Estado de Rondônia.
Parcerias
O Diretor do Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI), Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, ressalta a relevância da força-tarefa. “Os resultados do MP Itinerante são atribuídos principalmente à grande capacidade de articulação e à integração de diversos parceiros. A cada edição, nós estudamos o território, a demanda daquela comunidade e prospectamos os parceiros necessários. E isso nos faz crescer cada vez mais e ressaltar o trabalho do Ministério Público e de todos os parceiros”, reforça o Procurador de Justiça.
Em Rio Pardo os dados revelaram que os moradores aguardavam ansiosamente pelo apoio realizado pelo MP Itinerante. Até o período da manhã do segundo dia da ação, já haviam sido realizados 109 atendimentos do Cartório de Registro Civil, 170 de assistência social e 172 Carteiras de Identidade Nacional (CIN). Além disso, foram realizadas fiscalizações em escolas e nos ônibus escolares; realizadas palestras educativas pelo Detran e Conselho Tutelar, atendimentos por meio de tablets, Controle da Segurança Pública pelo Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (Gaesp) – com visitas aos estabelecimentos de Segurança Públicas.
O aposentado Samuel Romanha conta que recentemente perdeu a visão de um dos olhos e que para ele seria muito difícil regularizar os documentos em função da dificuldade para viajar sozinho até a capital do Estado. O atendido elogiou o trabalho humanizado das equipes e reforçou os agradecimentos. “Eu, que sou idoso, fui atendido nos conformes da lei e, para mim, foi muito bom porque eu precisava atualizar minha identidade que era da década de 70, de quando Rondônia ainda era Território Federal”, completa o agricultor.
Continuação das atividades
O mutirão vai permanecer oferecendo os serviços na região. Na quarta-feira (23/10) será no distrito de Nova Mutum Paraná, com atendimentos realizados na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré e no dia (24/10), em Jaci-Paraná, na Escola Municipal Cora Coralina. Os horários de atendimento são das 8 às 17 horas e o contato para esclarecimentos de dúvidas via WhatsApp é (69) 9 9969-0168.