Agentes de promoção da Justiça, colaboradores do MPRO são homenageados com Medalha de Bons Serviços
Solenidade marcou a abertura da Semana do Servidor
Para além de um colaborador, cada servidor do Ministério Público de Rondônia (MPRO) é um agente fundamental na operação da máquina de transformação social, um cidadão que ajuda a mover a engrenagem de promoção da justiça. Nesta segunda-feira (21/8), o corpo da Instituição foi homenageado em cerimônia que abriu o calendário de comemorações pelo Dia do Servidor (28 de outubro), numa solenidade que teve como ação central a outorga da Medalha de Bons Serviços.
A honraria, símbolo de reconhecimento institucional pela excelência no exercício funcional, foi concedida a 64 servidores da Instituição, lotados na Capital e no interior do Estado, no evento realizado no auditório do edifício-sede, em Porto Velho.
A cerimônia de entrega da distinção foi presidida pelo Presidente do Conselho da Medalhas, Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que destacou a qualidade do serviço prestado pelos colaboradores – membros e servidores–, mencionando a importância do trabalho, como contribuição, instrumento de transformação da sociedade e de sustento familiar. “A cerimônia de hoje celebra a caminhada dos senhores e senhoras no Ministério Público de Rondônia, uma vida de dedicação. Parabéns e obrigado a todos”, disse.
Instituída pela Lei nº 1.453/2005, a Medalha de Bons Serviços é destinada a servidores que tenham desempenhado, com louvor, efetivos serviços, pelo período de 10 anos - Grau Bronze; 20 anos – Prata; 30 anos – Ouro; 40 anos – Platina e 45 anos – Diamante. Este ano, a Instituição fez a outorga nos Graus Platina (1); Ouro (16); Prata (17) e Bronze (30).
Homenagem – O sentimento de pertença e integração marcaram a cerimônia de homenagem. Condecorado com a Medalha de Ouro, o Promotor de Justiça Alexandre Augusto Corbacho Martins disse que, ao chegar aos 30 anos de carreira, a sensação é de gratidão. “Nesta data tão importante, confesso que, antes de ser homenageado, gostaria de agradecer à Instituição e ao Estado de Rondônia, que me abraçaram e me deram condições de contribuir com a sociedade. Espero continuar retribuindo e sendo útil à população”, afirmou.
Também homenageada, a servidora Daniela Tavernard ressaltou que a Medalha de Prata significa a concretização de uma projeção de carreira de e de vida. “Eu consegui encontrar no Ministério Público o meu caminho como arquiteta, profissional, servidora e isso me faz ser uma pessoa completa e realizada”.
Agraciado com o Bronze, Eli Neves da Silva, lotado em Vilhena, disse que a outorga da honraria representa o reconhecimento pela caminhada dentro da Instituição. “Nesses 10 anos me senti servindo a sociedade todos os dias. A condecoração tem esse valor e esse sentido”, afirmou o técnico de T.I.
Discursos – O Coordenador da Comissão de Medalhas, Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, ressaltou o rigoroso cumprimento de critérios previstos pela lei para o recebimento da honraria, destacando que todos os agraciados fizeram jus à outorga. “Por trás de cada nome da lista, temos uma pessoa, um cidadão, uma história, uma família. O Ministério Público agradece por todo empenho dos senhores”, afirmou.
Também presente, o Corregedor-Geral do MP, Procurador de Justiça Carlos Grott, enalteceu a colaboração dos servidores para que o Ministério Público rondoniense atingisse o nível de solidez e maturidade que tem hoje. Em mesmo tom, o Presidente da Associação do Ministério Público (AMPRO), Promotor de Justiça Éverson Antonio Pini, afirmou que a entrega da honraria ao corpo de colaboradores celebra a excelência no exercício de suas funções laborais. “Todos realizaram muito no processo de construção do MP. Essa obra é uma só.”, disse.
Lembrando seu período de ingresso no Ministério Público, em 1988, o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia (Sinsempro), Joaquim Limeira, falou da importância que a Instituição tem para para a vida dos colaboradores, construção de futuros e de projetos de vidas. “Hoje é um dia de festa. Parabenizamos a todos”.
A solenidade de entrega das Medalhas teve na mesa de honra o Subprocurador-Geral Administrativo, Procurador de Justiça Héverton Alves de Aguiar; o Secretário-Geral do MPRO, Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, e, ainda, a Coordenadora da Coordenadoria de Planejamento, Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini.