Iluminação laranja da Câmara dos Deputados integra ações pelo Dia Mundial da Dislexia
A pessoa disléxica tem dificuldade para associar as letras com o som que elas representam
O prédio da Câmara dos Deputados será iluminado de laranja nesta sexta-feira (4) pelo Dia Mundial da Dislexia (comemorado 10 de outubro). A iluminação foi solicitada pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF).
Considerado um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, a dislexia se caracteriza pela dificuldade no reconhecimento preciso ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e soletração.
No Brasil, outra data também é dedicada à campanha de conscientização sobre o tema: 16 de novembro, Dia Nacional de Atenção à Dislexia.
A pessoa disléxica tem dificuldade para associar as letras com o som que elas representam. Por isso, os sintomas tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização.
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial. O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo clínico, mas pode se estender a outros profissionais, como neurologista e oftalmologista, conforme o caso.