Serviços essenciais do Rondônia Cidadã serão levados pela segunda vez para os moradores do distrito de São Carlos
Os moradores de São Carlos, distrito de Porto Velho, serão beneficiados mais uma vez pelos serviços essenciais do Programa Rondônia Cidadã, que já realizou mais de 100 mil atendimentos, em diversas áreas, nos 52 municípios do estado. Diversos serviços serão disponibilizados pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e instituições parceiras, no próximo sábado (21), das 8h às 16h e domingo (22), das 8h às 12h, na Escola Municipal Henrique Dias, localizada na rua Padre Chiquinho, nº 196, Baixo Madeira.
Entre os serviços que serão ofertados estão:
- Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para pessoas a partir dos 12 anos;
- 2ª via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor, e Certidão de Nascimento/Casamento;
- Passe Livre para pessoa idosa ou com deficiência;
- Benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Auxílio na negociação de dívidas e orientação nas relações de consumo;
- Atendimentos com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, entre outros.
Na primeira edição do programa, realizada nos dias 15 e 16 de julho de 2023 no distrito, localizado a 72 quilômetros da Capital Porto Velho, foram realizados pelo menos 641 atendimentos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça a importância do programa por levar serviços essenciais a diversas localidades, facilitando a vida de muitas famílias, além de proporcionar atividades recreativas para as crianças. “Em cada edição são oferecidos vários serviços conforme a demanda de cada localidade e isso tem feito a diferença, principalmente porque os serviços são ofertados no fim de semana e em um único espaço.”
Ressaltando que o Rondônia Cidadã já promoveu mais de 100 mil atendimentos em todos os municípios percorridos, a secretária da Seas, Luana Rocha, explicou a necessidade de retornar à algumas localidades considerando a demanda e dificuldade de acesso. “Estamos retornando a São Carlos para dar oportunidade para as pessoas que não conseguiram atendimento em julho do ano passado e também para as que foram atendidas, mas estão necessitando de outros serviços agora”, frisou.
O programa, criado pelo governo de Rondônia em 2019, iniciou as ações pelo distrito de Extrema, a 329 quilômetros de Porto Velho. Na edição realizada no último fim de semana (14 e 15 de setembro), no distrito de Nova Dimensão, pertencente ao município de Nova Mamoré, a 281 quilômetros da Capital, foram feitos 2.484 atendimentos.