Encontro reúne professores do Ensino Médio e discute sobre Práticas Integradas e Colaborativas
Com o objetivo de capacitar os professores para implementarem abordagens pedagógicas que integrem diferentes disciplinas e promovam a colaboração, tanto entre os estudantes quanto entre os docentes, o governo de Rondônia promove o encontro “Encomedtec: Práticas Integradas e Colaborativas para Professores Presenciais do 3º Ano”, nesta terça-feira (17), em Porto Velho. Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento reúne professores do ensino médio que atuam no projeto de Mediação Tecnológica, abrangendo as 18 Superintendências Regionais de Educação (Super), e segue até quinta-feira (19).
No primeiro dia do evento, foram realizadas palestras, práticas laborais e oficinas temáticas, visando proporcionar um espaço de aprendizagem e desenvolvimento profissional. A programação incluiu atividade de ginástica laboral, conduzida pela professora Irislene Mendes, e uma apresentação cultural do artista Bira Lourenço.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de promover a capacitação e qualificação dos servidores, em projetos pedagógicos que integram recursos educacionais digitais e tecnologias de informação e comunicação (TICs). “A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento do nosso estado. Investir em tecnologia e capacitação dos professores é garantir um ensino de qualidade que prepare nossos jovens para os desafios do futuro.”
Durante a abertura, a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, enfatizou o compromisso do governo com a melhoria dos resultados escolares, por meio de ações que otimizem o trabalho pedagógico. “Este encontro é uma oportunidade para que os professores explorem novas abordagens pedagógicas e promovam a colaboração entre estudantes e professores. A integração de diferentes disciplinas e o uso de tecnologias inovadoras são fundamentais para o avanço da educação em Rondônia.”
ENSINO E APRENDIZAGEM
Segundo Daniele Brasil, coordenadora de Mídias Educacionais do estado, a ação faz parte das iniciativas do governo do estado para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, além de incentivar o uso de tecnologias digitais no contexto do ensino médio.