A Federação de Futebol do Estado de Rondônia comunica o adiamento do início dos jogos do Rondoniense das categorias de base, sub11, 13 e sub-15. Os jogos foram suspensos devido a grande concentração de fumaça que encobre o céu de Rondônia, em consequências das queimadas que atingem a região amazônica. As competições das categorias de base sub-11/sub-13 e sub-15 estavam previstas para iniciar no próximo dia 14 de setembro em Porto Velho e em vários municípios do interior do Estado.
Para o adiamento das competições, à FFER levou em consideração os decretos de situação de emergência do Governo de Rondônia, da Prefeitura de Porto Velho e de outros municípios de Rondônia, que suspenderam atividades a céu aberto, como por exemplo, as comemorações de sete de setembro devido a grande poluíção do ar. Para preservar a saúde das crianças e adolescentes, a FFER decidiu adiar as competições de forma preventiva.
Com a fumaça e a seca intensa que a região enfrenta, está difícil de respirar. Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mais de 200 cidades brasileiras estão vivendo um "clima de deserto". Os dados são deste domingo (8) de estações do Inmet pelo país e mostram as cidades com umidade até 20%, umidade máxima do Saara.
Em breve, quando a situação for mais favorável, a FFER através do Departamento de Competições, deve decidir o inicio das competições em outra data, o que deve ocorrer a partir da segunda quinzena do próximo mês de outubro.