Servidores da Alero participam do Seminário Rondoniense de Governança, Risco e Controles Internos da Gestão
Evento buscou aprimorar competências técnicas e fortalecer a eficiência na administração pública
Um grupo de 23 servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) participou, nesta semana, do 1º Seminário Rondoniense de Governança, Risco e Controles Internos da Gestão. O evento tem como objetivo o aprimoramento da governança no âmbito da gestão pública, abordando temas importantes e necessários para a eficiência administrativa.
Segundo a assessora especial da Secretaria Administrativa, Maria Clara Souza Santos, durante o seminário, os servidores aprofundaram seus conhecimentos sobre o planejamento das instruções processuais relacionadas ao ciclo de compras e contratações, além de fortalecer os setores estratégicos de controle e gestão de riscos. “O planejamento das instruções processuais inerentes ao ciclo de compras e contratações, bem como o fortalecimento dos setores estratégicos de controle e gestão de riscos, representa uma valiosa ferramenta para a garantia da eficiência na administração pública”, disse.
Ainda conforme a Secretaria Administrativa, a capacitação contínua dos agentes públicos, como a proporcionada por este seminário, é essencial para o constante aperfeiçoamento do conhecimento, pois contribui para a curva de aprendizagem e nivelamento de informações entre os servidores, assim como fomenta o desenvolvimento de suas competências técnicas e habilidades.
Uma das participantes foi a controladora Patrícia Margarida Oliveira Costa, que destacou a importância do tema. “Uma excelente oportunidade participar desse curso, pois demonstra a importância que a gestão dá para a implementação de todo sistema de controle interno que está ligado diretamente a governança da Casa”, afirmou destacando ainda que “com o conhecimento adquirido no evento pelos servidores, todos ajudarão na fase de implementação da governança, gestão de risco, lei de proteção de dados”.
A relações públicas da Alero Natália Lima, reforçou que "participar de um seminário como este nos permite adquirir novos conhecimentos e trocar experiências que são fundamentais para o aprimoramento de nossas funções. A gestão pública demanda uma constante atualização e, eventos como este, nos proporcionam um maior aprendizado para que possamos implementar práticas mais eficientes e seguras na administração”.