Encontro de Juntas Comerciais mostra pioneirismo de Rondônia na política de fortalecimento econômico e empresarial
Presidentes de todas as Juntas Comerciais do Brasil estão reunidos nesta semana, em Porto Velho para o encontro nacional da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). O grupo convidou o governo de Rondônia para a solenidade de abertura do encontro nacional, a fim de reiterar a parceria do Setor Comercial com os órgãos da administração pública, bem como para enaltecer os feitos do estado com foco no desenvolvimento do empreendedorismo e na consolidação de políticas públicas, que endossem o mantra da Fenaju, assim como do empresariado, que é a criação de ambientes favoráveis de negócios, principalmente no que diz respeito à desburocratização e parceria com investimentos e crédito ao fortalecimento comercial.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha relembrou que o estado de Rondônia é pioneiro no país em se tratando de celeridade e desburocratização de sistema, de modo que um empreendedor consegue registrar um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) com menos de duas horas, tudo feito de forma online, encurtando distâncias e agilizando a vida do investidor.
Em se tratando de políticas públicas, Marcos Rocha destacou ou que o governo tem feito sua parte em diversos aspectos e atuando em várias linhas de trabalho, como ações de ordem econômica, preparatória (como os cursos de capacitação oferecidos em diversas modalidades), além de ações pontuais voltadas ao melhoramento da segurança, investimentos na educação, e principalmente, na qualidade da administração pública do estado, fato que gera confiança do mercado e atrai cada vez mais empresas para o estado.
“Rondônia tem registrado níveis favoráveis para criação de novas empresas. Mais de 13,9 mil novas empresas foram abertas neste ano, e ainda possuímos um saldo favorável entre os índices de aberturas e fechamentos comerciais. Além disso, o modelo de gestão que empregamos no estado tem ganhado reconhecimento nacional e de órgãos de fiscalização e controle pelos altos índices de transparência na aplicação dos recursos”, ressaltou.
O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e vice-governador, Sérgio Gonçalves pontuou que, Rondônia tem criado ambientes de negócios cada vez melhores para o desenvolvimento social. “Foi a partir de 2019 que o governo passou a se preocupar com o fortalecimento do comércio. Hoje, olhando para trás, vemos o quanto o estado desenvolveu, e ainda temos muito a fazer. Para se ter uma ideia, dentro dos próximos 60 dias vamos bater a marca de R$ 150 milhões em microcréditos liberados para micros e pequenos empreendedores de diversas áreas. O governo tem feito sua parte e está ampliando cada vez mais o menu de serviços e ações voltadas ao melhoramento do comércio”, salientou.
Segundo presidente da Junta Comercial de Rondônia, José Alberto Anísio, que o estado de Rondônia tem superado as expectativas em se tratando do desenvolvimento do setor e que a parceria do governo com a agenda da Jucer tem gerado grandes avanços para o futuro e o desenvolvimento do Estado. “O governo em parceria promove acessibilidade pra quem quer empreender e atenção àqueles que já estão neste caminho. Estamos em todos os municípios de Rondônia, nas Salas dos Empreendedores, colaborando e criando as condições necessárias pro desenvolvimento”, enfatizou
A presidente da Fenaju, Gregória Benário parabenizou o estado de Rondônia pelo seu desempenho em prol do fortalecimento do comércio e empreendedorismo. “O estado está de parabéns por todo trabalho que vem sendo feito. Se temos novas empresas, se Rondônia está recebendo novos empreendimentos, é porque o empresário está confiando na política fiscal e condução administrativa local. Esse alinhamento proporciona mais qualidade de vida ao cidadão, além de novos postos de trabalho, mais renda e oportunidades”, reconheceu. O governador, vice e o titular da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Luiz Fernando Pereira foram homenageados pela Fenaju, com a Comenda do Registro Mercantil, honraria dedicada pela entidade a gestores que colaboram com o desenvolvimento do comércio.