Mais de 7 mil credenciais de Passe Livre Digital são emitidas em cinco dias
Benefício se tornou menos burocrático e mais acessível com o novo sistema
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) emitiu mais de 7.800 credenciais do novo Passe Livre Digital durante a primeira semana de funcionamento. Desde a última segunda-feira (8/7), o procedimento para emissão do benefício passou a ser 100% digital, tornando o cadastro para emitir a credencial mais fácil e acessível.
O Passe Livre Digital apresenta diversos benefícios em relação ao sistema antigo, tais como:
- Emissão imediata após o credenciamento. Não há mais análise do cadastro.
- Desburocratização: o acompanhante não precisa mais de cadastro ! Basta o beneficiário indicar o acompanhante no momento da emissão do bilhete.
- Se já é um beneficiário antigo , não é mais necessário reenviar a documentação no momento da renovação. Basta se credenciar pelo novo procedimento digital.
- Após o cadastro no Passe Livre Digital, a credencial não terá mais prazo de validade. Ela será válida enquanto o usuário continuar a preencher os requisitos para ter direito ao benefício.
- A credencial pode ser apresentada de forma impressa (papel comum) ou em arquivo digital.
- A credencial é lida por um QR Code presente no documento.
Se você ainda não é um usuário do Passe Livre, siga os seguintes passos para emissão do Passe Livre Digital:
Cadastro prévio no Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – Código B87 (o código B87 é o de amparo assistencial ao portador de deficiência, necessário para ter direito ao Passe Livre)
(Acesso ao cadastro BPC) ou Cadastro prévio no Cadastro Único do Governo Federal, juntamente com a inclusão prévia como pessoa com deficiência (Cadastro Único do Governo Federal) . Após isso, basta acessar a página para credenciamento do Passe Livre Digital .