II Seminário promovido pela Ecoliga Rondônia começa nesta quarta-feira (19)
Serão três dias de discussões sobre mudanças climáticas extremas e suas consequências no bioma amazônico.
No mês dedicado ao Meio Ambiente, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, como integrante da Ecoliga Rondônia, realiza, com seus parceiros, o II Seminário Justiça e Cidadania em um Mundo de Emergências Ambientais.
O objetivo geral do evento é discutir a ocorrência das mudanças climáticas extremas, suas consequências no bioma amazônico e possíveis soluções/contribuições que as instituições, sociedade civil organizada e indivíduos podem trazer.
O evento poderá ser acompanhado através do canal do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) no YouTube.
Confira a programação desta quarta-feira 19/06/24
08h – Abertura com a presença de presidentes e corregedores dos membros que compõem a Ecoliga de Rondônia (TJRO, EMERON, TRE-RO, MPT-RO/AC, TCE-RO, MPF-RO, MPRO e TRT -14)
Palestra
09h – Justiça e Cidadania em um Mundo em Emergências Ambientais. Palestrante: Leandro Fonseca Missiato
Mesa Redonda 1
10h30 - Crise Ambiental na Amazônia: desmatamento e violação de direitos dos povos indígenas
Participantes
1 – Marco Antônio Domingues Teixeira – Doutor em Ciências – Desenvolvimento Socioambiental; Mestre em História, Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia/UNIR.
2 – Kin Suruí – Coordenadora do Movimento Indígena de Rondônia. Indígena do Povo Paiter Suruí, Estudante de Medicina Veterinária.
3- Waldemir Barabadá Coiryn – Indígena do Povo Aikana e Karitiana, Ativista Ambiental pela causa indígena. Trabalhou como Chefe de Brigada de Incêndio no ICMBIO (2021) e atualmente à frente a Coordenadoria de Povos Indígenas na SEDAM/COPIN.
Mediadora: Samira Alvim – Engenheira Florestal, Assistente Técnica do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental do TJRO
Mesa Redonda 2
14h30 - Fortalecimento das Redes de Apoio à Sustentabilidade
Participantes
1 – Solange Mendes Garcia – Mestra em Administração pela UNIR, Analista Judiciária no TRE-RO.
2 – Maria Carolina Santos – Analista de C&T Senior no Instituto Nacional de Tecnologia, fundadora e coordenadora da Rede de Sustentabilidade Reciclaporto Rio (RJ).
3 – Maiara Ribeiro Moraes – Pós-Graduada em Gestão Pública, atualmente é Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade. Inclusão e Gestão socioambiental (NAGES) do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.
Mediadora: Jussara Valente Secco – Mestra em Filosofia, Membra do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade no TJRO, da Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação. Atualmente é Assistente Técnica do NAGES do TJRO.
O seminário contará com a interpretação em Libras no auditório e na transmissão do YouTube para incluir pessoas surdas e que se comunicam por meio da Libras.