Na manhã desta segunda-feira (17/6), o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) esteve presente na 5ª Conferência da Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO), realizada no Teatro Guaporé, em Porto Velho. O evento teve como tema central “Inteligência Artificial (IA) na Advocacia Pública” e buscou capacitar profissionais do setor público por meio de discussões sobre possibilidades, limites, e questões éticas envolvidas no uso da tecnologia.
O Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira representou o MPRO na conferência. Em sua fala, ele destacou a importância dos processos de modernização da PGE, evidenciados pelo uso de novas tecnologias. Ele afirmou: “A estrutura da PGE é importante, forte e moderna, e essa modernidade é demonstrada nesta conferência sobre inteligência artificial. A demanda da Procuradoria é constante, intensa e, às vezes, repetitiva. O uso de IA vai ajudar a simplificar essa parte. O discernimento humano é que vai saber diferenciar o que precisa ser feito e o que precisa ser trabalhado. A IA vai contribuir muito com a PGE e, consequentemente, com o próprio Estado de Rondônia”, pontuou.
A programação da conferência discute sobre a aplicação da inteligência artificial na advocacia pública, começando com uma palestra sobre a revolução da cultura organizacional através da IA. Outros destaques incluíram palestras sobre advocacia pública digital, o uso do ChatGPT na prática e a integração de tendências digitais com tecnologia humana. O evento foi encerrado com a apresentação do Projeto IARA PGE/RO.
O objetivo principal do evento foi ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e inovações no ecossistema jurídico, promover a troca de boas práticas e experiências em automação e uso de IA na advocacia pública, e fomentar a cultura digital, liderança e gestão inovadora entre os participantes.