O Rondoniense 2024 chegou ao fim consagrando o Gazin Porto Velho tetra campeão estadual, a Locomotiva tinha vencido a equipe do Barcelona na primeira partida por um a zero, nesta quarta feira após empate sem gols o Gazin Porto Velho ficou com o título. Em seis anos de existência a Locomotiva conquistou pela quarta vez a competição se garantindo na Copa do Brasil, Copa Verde e Brasileiro da Série D, caso não conquiste o acesso à série C. O Barcelona pela segunda vez ficou com o vice campeonato e também está com vaga garantida na Copa do Brasil de 2025.
A presença da torcida da Locomotiva no estádio Aluízio Ferreira foi boa, aproximadamente 2,5 mil acompanharam o empate sem gols. Agora na era profissional do futebol de Rondônia a Gazin Porto Velho passa a ser o terceiro clube com maior números de conquistas, passando os tri campeões Real Ariquemes e a Ulbra - Ji-Paraná , tendo o JI-Paraná com 9 conquistas, Vilhena com 5 títulos e a Gazin Porto Velho com quatro conquistas em dois bi campeonatos.
Após a conquista o goleiro Digão foi o jogador mais procurado para autográfos e fotos, "toda honra e glória a Deus, a gente fica muito feliz por ta fazendo coisas boas para a pessoas, sou muito grato a diretoria que me abriu as portas e me deu a oportunidade de está aqui e Deus tem me abençoado com muitas coisas boas por aqui" citou Digão. A Federação de Futebol do Estado de Rondônia homenageou nesta edição do Rondoniense todos o colaboradores da entidade, durante a cerimônia de premiação o capitão da Locomotiva, Maurício recebeu a Taça de campeão das mãos da Ana Cristina única a estar presente em todas as finais das 34 edições da principal competição de futebol profissional de Rondônia.
O Rondoniense 2024 foi um grande sucesso, com média de gols superior a 2,8 gol por partida, recebendo um bom público durante toda a competição, gerando emprego de forma direta e indireta, "em nome da FFER quero dizer que essa edição da competição foi a que obteve o melhor resultado no quesito de divulgação, continua gerando empregos diretos e indiretos fomentando a economia do Estado em valores superiores a 4 milhões de reais, foram bons resultados, parabéns ao Barcelona uma grande equipe, organizada e muito promissora, parabéns a torcida que veio em grande número e parabéns a todos os clubes que abrilhantaram a competição, paranbéns a Gazin Porto Velho pela conquista e finalizando a todos que contribuiram para chegarmos até aqui nessa grande final" citou Fabrício Medeira diretor da FFER