Comissão discute importância cultural dos carreiros de boi
Procissões em carros de boi são uma tradição em diferentes regiões do Brasil
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (28), às 17 horas, a importância cultural dos carreiros de boi. O local a reunião ainda não foi definido.
O debate é uma iniciativa da deputada Flávia Morais (PDT-GO). Ela afirma que, em diversas regiões do Brasil, os desfiles de carros de boi são uma tradição que reflete um estilo de vida do interior do País.
A deputada é autora do Projeto de Lei 1036/24, que institui o Dia Nacional do Carreiro de Boi, a ser celebrado anualmente em 6 de setembro. "A preservação dessas tradições é essencial para manter viva a memória do Brasil rural e suas
contribuições para a identidade nacional", diz.
Flávia destaca que a “Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno” de Trindade (GO) passou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2016. "Em 2023, foram trezentos carros participantes. Os carreiros saem da área rural de todo o estado de Goiás e seguem até Trindade, onde manifestam sua fé", informa.
A deputada, para citar outros exemplos, comenta que em Olivença (AL), Gonçalves (MG), Raposo (RJ) e São João Sul (SC) também há tradicionais desfiles de carros boi, que atraem turistas e mobilizam a população local.