Tecnologias sustentáveis na Amazônia em foco na Rondônia Rural Show Internacional

25/05/2024 08:18
 | Fonte: Foto:  Daiane Mendonça
Foto: Daiane Mendonça

A Rondônia Rural Show Internacional está em sua 11ª edição e chegou ao 5º dia de atividades. O evento, promovido pelo governo de Rondônia, acontece no município de Ji-Paraná, na região Central do estado. Durante a feira, estão sendo apresentadas diversas tecnologias para auxiliar a agricultura na Amazônia, que é o tema deste ano. Um dos destaques foi a palestra ministrada pelo diretor-executivo de uma fazenda urbana vertical no Rio de Janeiro, Natale Papa Junior, que abordou o tema “Fazendas Verticais de Ambiente Controlado”.

De acordo com Natale, empresas que investem em sustentabilidade geram resultados financeiros mais expressivos. “As fazendas verticais representam uma solução para produzir de forma sustentável, sem desmatar ou agredir o meio ambiente, quebrando a sazonalidade da produção com uma colheita contínua”, pontuou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a palestra sobre as fazendas verticais é um exemplo de como a inovação e tecnologia podem revolucionar a produção agrícola. “Fizemos questão de trazer esse assunto para a Rondônia Rural Show, por considerarmos que esse modelo de agricultura vertical apresenta inúmeras vantagens, como o uso mais eficiente do espaço, a redução do consumo de água e a otimização de recursos ”, evidenciou.

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, é importante que os produtores rurais estejam atentos às novas tecnologias e práticas sustentáveis, buscando sempre melhorar a produtividade e a qualidade de seus produtos. “Eventos como a Rondônia Rural Show Internacional oferecem essa oportunidade de aprendizado e rede de contatos, o que contribui para o desenvolvimento da agricultura na região”, salientou.

O agricultor José Francisco dos Santos, que compareceu à feira pela primeira vez, destacou a importância de informações como essas para o cuidado com o meio ambiente. Considerou relevante saber que pode controlar o ambiente, e que é possível criar novas oportunidades ao cultivo de alimentos de forma mais saudável e sustentável, sem a necessidade de utilização de pesticidas prejudiciais à saúde. “Fiquei muito satisfeito em saber que podemos produzir alimentos saborosos o ano todo, mesmo diante das condições climáticas adversas”, afirmou.

A agricultora do município de Presidente Médici, Aparecida Constantino ressaltou a relevância da produção constante e de alta qualidade no setor agrícola. “Muito bom saber que podemos criar um futuro mais promissor e saudável para as gerações futuras, contribuindo para a segurança alimentar e o bem-estar de todos nós”, destacou.