18 de Maio: Mensagem sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes chega por meio de teatro, oficinas e palestras, em programação do MP

15/05/2024 17:25
Atualizado 15/05/2024 17:26
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Com uma programação multifacetada, o Ministério Público de Rondônia (MPRO) quer mobilizar a sociedade de Ariquemes para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Abertas nesta terça-feira (14/5) e com previsão de encerramento para a próxima sexta (17/5), as atividades são alusivas ao 18 de Maio, data referência para o tema no Brasil.

A semana de ações é coordenada pela Promotora de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta e prevê a realização de oficinas, exposições imersivas, teatro, seminários e palestras. “Com a promoção de ações para múltiplos públicos, sob abordagens e estratégias variadas, pretendemos chamar a atenção de toda a comunidade para o problema”, afirma a integrante do MP.

A programação é sediada integralmente na Promotoria de Justiça de Ariquemes, tendo sido iniciada nesta terça com a Oficina ‘Nem Tão Doce Lar’. A exposição teve como público-alvo estudantes das Escolas Anísio Teixeira, Ricardo Catanhêde, Colégio Tiradentes; Cora Coralina e Heitor Villa Lobos.

A Oficina Nem Tão Doce Lar consiste numa instalação artística que representa uma casa, um projeto que propõe exibir, de forma imersiva, informações e imagens que retratam as consequências da violência sofrida por mulheres, crianças e idosos. A mostra contou com o apoio da Casa Noeli.

Programação

Quarta-feira – A ação será iniciada com café da manhã, às 8h20, sendo seguida, às 9h, de palestras ministradas por integrante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e teatro. Após, a Promotora de Justiça Elba Chiappetta fará uma palestra voltada a crianças atendidas pelo programa de Polícia Militar Mirim de Ariquemes.

Quinta-feira – Os trabalhos incluirão, a partir das 8h, o Seminário 18 de Maio - Faça Bonito, com a presença de representantes da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), AMAAR e Ministério Público.

Na ocasião, a integrante do Ministério Público falará ao público sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento terá como público conselheiros municipais, bombeiros policiais e integrantes da sociedade civil organizada. Com intervalo para almoço, o seminário será encerrado às 18h.

Sexta-feira - O último dia de programação será composto por ato de abertura pela Polícia Militar de Ariquemes, palestra da Promotora de Justiça Elba Chiappetta e Polícia Militar de Ariquemes e, às 11h, encerramento com as equipes do MP e PM.