Conselho de Ética se reúne para analisar pareceres por quebra de decoro

Há 4 semanas
 | Fonte: Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (27) para analisar os pareceres preliminares relativos a duas representações em análise no colegiado.

O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) vai apresentar o relatório referente à Representação 26/23. No processo, o Psol acusa o deputado General Girão (PL-RN) de ter ameaçado agredir fisicamente o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) durante a votação de um requerimento na Comissão de Relações Exteriores para discutir uma lei que teria beneficiado apenas o salário de altas patentes das Forças Armadas.

"As falas de Girão são extremamente graves e atentam contra a ordem jurídica e social", afirma o Psol.

O deputado Alexandre Leite (União-SP) deve apresentar seu parecer relativo à Representação 28/23. O processo foi apresentado pelo PT em desfavor do deputado Abilio Brunini (PL-MT). O partido acusa Bunini de ofender palestrantes de uma audiência que estava sendo realizada na Comissão de Legislação Participativa sobre a guerra entre Israel e a Palestina.

O PT afirma ainda que "o mesmo comportamento repulsivo voltaria a se repetir no dia 8 de novembro" durante audiência sobre a crise humanitária em Gaza, desta vez na Comissão de Direitos Humanos.

Veja a pauta completa

A reunião será realizada às 11 horas, no plenário 9.