PF realiza operação conjunta com o Ibama para coibir garimpo ilegal em Rondônia e destrói 52 dragas e balsas no rio Madeira

Atividade ilegal utiliza materiais tóxicos que afetam a saúde humana
09/02/2024 16:07
Atualizado 09/02/2024 16:08
 | Fonte: Foto: PF/RO
Foto: PF/RO

Porto Velho/RO. A Polícia Federal, com apoio da Diretoria da Amazônia (DAMAZ), em ação conjunta com o Ibama, realizou, nesta quinta-feira, 8/2, a Operação Febre de Fogo III no Rio Madeira e na Lagoa Paraíso, nas imediações da cidade Humaitá/AM, a fim de conter o garimpo ilegal e a consequente degradação do ecossistema da região.
 
Durante o trabalho foram inutilizadas 52 dragas e balsas empregadas exclusivamente na atividade criminosa de extração de ouro no leito do rio.
 
Para essa ação ostensiva, a Polícia Federal destacou quatro embarcações táticas, além do efetivo de 24 policiais federais, dentre explosivistas, pilotos de embarcação e Grupo de Pronta Intervenção (GPI).
 
A aeronave da Polícia Federal e um grupo tático de enfrentamento de crises estavam de prontidão na região para dar suporte na operação e reprimir qualquer resistência.
 
A prática criminosa de extração ilegal de minério, com a utilização de materiais tóxicos despejados nos rios, afeta diretamente a saúde humana, a fauna e a flora de toda a localidade. 
 
A Polícia Federal e os demais órgãos continuarão presentes na região, com o objetivo de proteger o meio ambiente e levar à justiça aqueles que insistem em extrair os recursos naturais de maneira ilegal.